SESSÃO SOLENE

Câmara entrega Comenda Porto do Sol ao ex-governador Ranolfo

  • Outorga da Comenda Porto do Sol ao Senhor delegado Ranolfo Vieira Júnior.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao delegado Ranolfo Vieira Júnior.
    Ranolfo Vieira Júnior (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol ao ex-governador do estado Ranolfo Vieira Júnior. A homenagem foi proposta em 2017 pelo então vereador Rafão Oliveira (PTB) e entregue agora por iniciativa do vereador Moisés Barboza (PSDB).

A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). Ele destacou a trajetória do homenageado e os seus anos de dedicação ao serviço público. “Por sua trajetória e trabalho, concedemos esta Comenda, a mais alta honraria da Câmara”, afirmou. Sossmeier lembrou ter sido secretário estadual no período em que Ranolfo foi governador e o elogiou por seu "equilíbrio, generosidade e capacidade de gerir momentos difíceis com muita tranquilidade".

Rafão elogiou a atuação do homenageado frente aos órgãos da polícia que comandou. “A sua disciplina, o seu método e a sua organização fizeram com que os seus sonhos se realizassem. Sempre lhe tive como uma luz a ser seguida”, disse, destacando “o compromisso em servir e proteger e o compromisso com a atividade pública” do ex-governador. Rafão parabenizou o homenageado “por sua competência e sua paixão na atividade policial, que terminou no topo da carreira, como chefe da Polícia Civil”. Ele ressaltou, ainda, a trajetória política de Ranolfo, como vice-governador, secretário de Segurança Pública e governador.

“É uma honra muito grande receber a Comenda Porto do Sol. Saio daqui muito lisonjeado com este reconhecimento”, afirmou Ranolfo. Ele recordou, “com muita satisfação”, ter recebido em outra ocasião o título de Cidadão de Porto Alegre, também concedido pela Câmara. O homenageado destacou a representatividade do parlamento e afirmou que “esta distinção é um reconhecimento que, em última análise, está sendo concedido pela população de Porto Alegre”.

Histórico

Delegado aposentado da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Júnior tem 36 anos de atuação no serviço público. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e especialista em Gestão da Segurança na Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Foi diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), chefe da Polícia Civil gaúcha e presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. 

Em 2018, foi eleito para o cargo de vice-governador. A partir de 2019, acumulou o cargo com a titularidade da Secretaria da Segurança Pública do estado. Com a renúncia de Eduardo Leite, tornou-se governador do Rio Grande do Sul em 2022. Exerceu o cargo entre março daquele ano e 1º de janeiro de 2023. Atualmente, é vice-presidente e diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE).

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)