SESSÃO SOLENE

Câmara entrega Comenda Porto do Sol ao Jornalista Fabiano Brasil

Outorga da Comenda Porto do Sol ao Jornalista Fabiano Brasil
Outorga da Comenda Porto do Sol ao Jornalista Fabiano Brasil (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na noite desta terça-feira (20/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol ao Jornalista Fabiano Brasil. A Sessão Solene de outorga aconteceu no Plenário Otávio Rocha e o proponente da homenagem foi vereador Cezar Schirmer (MDB). A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas, que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.

O proponente agradeceu a presença dos vereadores, dos jornalistas e amigos do homenageado. Contou que pediu uma sugestão para o vereador suplente Pablo Melo (MDB) de para quem dar a Comenda Porto do Sol e o nome de Fabiano Brasil foi apontado, prontamente aceito por Schirmer. “Eu fico muito gratificado em poder verbalizar esta homenagem, homenagem de tantos quantos ao longo dos teus muitos e profícuos anos de bom jornalista, certamente gostariam de estar aqui compartilhando este momento tão relevante da tua vida como profissional, como cidadão e, obviamente, como ser humano”, declarou.

Schirmer lembrou as principais empresas jornalísticas que Fabiano trabalhou e elogiou a postura profissional do jornalista. “Você, homenageado desta Casa, é um exemplo de jornalismo isento, imparcial, aberto a ouvir as diferentes opiniões, para que quem decida realmente qual a melhor posição seja a população, razão de ser da existência tanto do Poder Legislativo, quanto do Poder Judiciário, quanto do Poder Executivo, mas razão de ser também da imprensa, não só no Brasil, mas em todo o mundo”, destacou o vereador.

O homenageado revelou que sua história de amor por Porto Alegre começou com o seu avô, que ajudou a construir a fábrica da Pepsi. Fabiano falou também dos livros que escreveu e de sua vontade de transmitir uma mensagem positiva para as pessoas. “Eu credito muito o fato de eu estar aqui hoje, a escolha do vereador Pablo Melo e do vereador Cezar Schirmer e aos demais 34 vereadores terem chancelado isso, por essa nossa postura, de abrir espaço para falar o que é bom, pra discutir o que é bom e o que precisa ser melhorado e não ficar batendo no que é ruim. Embora eu saiba que muitas vezes é importante no jornalismo destacar isso, para que as pessoas vejam o que está acontecendo e pra que a gente possa a grande mídia também mostrar pra que as autoridades possam fazer algo pra mudar isso; mas fomentar isso, fomentar o que é positivo, tanto lá no Contraponto, quanto também no POA Streaming”, afirmou.

Histórico

Fabiano Brasil é jornalista, radialista, apresentador de televisão, cronista, Coach – PNL, e escritor. É autor dos livros “Memórias... Crônicas... Poesias” (2000), “Fábrica de Sonhos” (2017) e “Pensamentos Óbvios” (2018). Atualmente, trabalha na Rádio Guaíba/Grupo Record, onde apresenta o programa Contraponto, de segunda a sexta-feira, às 22h; e também no Canal POA Streaming, do qual é idealizador. Venceu o Prêmio Press 2007, como repórter de rádio daquele ano. Desde 2008 é diretor da F. Brasil Produções, trabalha com mídias nas suas redes sociais, rádio e televisão, além de produção de conteúdos jornalísticos.

Em seus 23 anos de carreira, teve passagem também pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Urbana, Ulbra TV, POA TV, Grupo ABC, Rede Pampa, Rádio Unisinos e Grupo RSCOM, onde atuou como coordenador comercial e de jornalismo, e ainda como comunicador na Rádio Jovem Pan Grande Porto Alegre. Antes, também foi coordenador comercial e de jornalismo da Rádio Viva Metropolitana e fez parte do primeiro time de apresentadores da RDC TV.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)