SESSÃO SOLENE

Câmara entrega Comenda Porto do Sol ao músico King Jim

  • Outorga da Comenda Porto do Sol ao Senhor Ricardo Weissheimer Cordeiro - King Jim
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Outorga da Comenda Porto do Sol ao Senhor Ricardo Weissheimer Cordeiro - King Jim
    King Jim (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou na tarde desta quinta-feira (28/9) a Comenda Porto do Sol ao músico Ricardo Weissheimer Cordeiro, conhecido como King Jim. O proponente da homenagem foi o vereador Aldacir Oliboni (PT). 

A Comenda é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade. A entrega ocorreu em sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha e conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). 

Oliboni destacou a trajetória do homenageado — afirmando que ele “é um dos precursores do rock gaúcho da década de 1980, que levou Porto Alegre ao cenário nacional do gênero” — e o trabalho de “valorização da vida e conscientização sobre a necessidade de doação de órgãos” que King Jim desenvolveu junto com o grupo Los 3 Plantados. 

“Estamos entregando a Comenda Porto do Sol a um sobrevivente e a um vencedor”, ressaltou Oliboni. “Ele sempre lembra ter sido salvo aos 47 minutos do segundo tempo” pela doação de um órgão. “Um ato sublime e humanitário que com certeza salvou sua vida”, destacou o vereador.

“É com grande alegria e orgulho que recebo esta distinção dos representantes do povo desta Capital”, afirmou o homenageado. “O momento difícil por que estamos passando, com tantas pessoas sofrendo, nos faz pensar que precisamos ser solidários e ajudar quem não conhecemos. A empatia nos invade e corremos para ajudar”, disse.

Destacando os sentimentos de “ajuda mútua” e de “gratidão”, ele relatou: “Em novembro próximo, completo dez anos de transplante de fígado. Graças a um ato de extrema humanidade de uma família que não me conhecia e doou um órgão de um ente querido, vivo hoje com o fígado de uma mulher”. Ele disse que “manifestar-se como doador em potencial para os familiares é de suma importância”, afirmando que o gesto “implica salvar vidas”. King Jim afirmou que a mensagem do grupo Los 3 Plantados, que busca a conscientização em torno da doação de órgãos, é que “através da música, pode-se salvar vidas”.

Histórico

Ricardo Weissheimer Cordeiro, o King Jim, fez parte de um momento histórico de Porto Alegre, em que o rock gaúcho ganhou projeção nacional a partir da produção local. Saxofonista e vocalista da banda porto-alegrense Garotos da Rua – a qual, com diferentes formações, continua em atividade quatro décadas depois –, marcou a juventude de uma geração com canções potentes que falavam sobre amor, dia a dia, conflitos e esperança. 

Suas obras musicais figuraram em telenovelas, filmes e programas nacionais. O repertório incluía o descontentamento juvenil com situações autoritárias da sociedade e da própria família, a defesa da liberdade de amar e de traçar os seus próprios caminhos, e a incondicional esperança de traçar rumos de liberdade numa sociedade que recém saía da ditadura militar. Após passar por um transplante de fígado, em 2013, King Jim formou com Bebeto Alves e Jimi Joe, que também realizaram transplantes, o conjunto Los 3 Plantados, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)