Câmara entrega Diploma de Honra ao Mérito à Mara Helena Saalfeld
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou, na tarde desta quinta-feira (05/12), Diploma de Honra ao Mérito à veterinária Mara Helena Saalfeld. A honraria foi proposta pela vereadora Fernanda Barth (PL) e concedida em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha.
A proponente recordou a trajetória de trabalho de Mara Helena, em especial a pesquisa que resultou na descoberta de silagem de colostro como substituto do leite utilizado para aleitamento de bezerros que gerou a diminuição do desperdício da matéria-prima e aumento dos lucros para o setor agropecuário. A vereadora ainda enfatizou que todas ações e entidades como a Emater/RS, que fortalecem o agronegócio, são “muito bem-vindas e merecem ser valorizadas”, assim como a trajetória da veterinária, por ser “absolutamente na vanguarda no trabalho de valorização da questão rural”.
A homenageada agradeceu com alegria ao ato da Casa e afirmou ser uma honra ser lembrada por seu trabalho. Ela falou da jornada que resultou na descoberta citada por Barth e finalizou: “às vezes, lá no meio rural, fazendo tuas coisas, tu podes enxergar o que muitas pessoas não enxergam e só tem que acreditar”.
Histórico
Nascida na localidade de Coqueiro, em São Lourenço do Sul (RS), Mara Helena Saalfeld escolheu a área veterinária por amor ao cuidado com os animais. Iniciou sua carreira em 1982, tendo em sequência iniciado o seu Mestrado em Reprodução Assistida e suas especialidades em Gestão Integrada do Capital Intelectual e em Homeopatia e Doutorado em Biotecnologia. Em reconhecimento pelo seu trabalho exemplar e inspirador na área de saúde social, recebeu o prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil (FBB), em 2007, e o prêmio para revogar o Decreto-lei Nº 30.691, de 1952, que proibia o consumo do colostro por humanos no Brasil. Escreveu em 2017 a proposta técnica que retirou a proibição do consumo de colostro no Brasil, a qual vigorou por 65 anos.