SESSÃO SOLENE

Câmara entrega o título de Cidadão de Porto Alegre a Dempsey Magaldi

  • Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao sr. Dempsey Cardoso, fundador da Escola e Clube de Tiro Magaldi.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao sr. Dempsey Cardoso, fundador da Escola e Clube de Tiro Magaldi.
    Dempsey Magaldi agradeceu a homenagem (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal entregou hoje (17/10) o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Dempsey Cardoso, conhecido como Dempsey Magaldi. O vereador Jessé Sangalli (Cidadania) foi o proponente da homenagem. A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e teve a condução do presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

“É uma honra presidir esta sessão. Magaldi é um destaque em sua atuação como empreendedor e professor de cursos de tiro que já formaram mais de 40 mil alunos", afirmou Sossmeier. "Em nome dos 36 vereadores, que aprovaram essa honraria, cumprimento o nosso homenageado", destacou.

Jessé afirmou que “é uma honra conceder o título de Cidadão Emérito ao Dempsey Magaldi”. O vereador ressaltou a trajetória de Magaldi, afirmando que ele prestou serviços relevantes para a comunidade porto-alegrense e “faz jus a esta homenagem”. Destacou que a Escola de Tiro Magaldi “foi uma das primeiras do Brasil, se não a primeira” e que Dempsey se dedicou ao “conhecimento policial, aprimorando práticas e técnicas profissionais”. O vereador também elogiou a atuação do homenageado contra o Estatuto do Desarmamento e ressaltou a relação de amizade que mantém com Magaldi.

Dempsey relembrou o início da Escola de Tiro Magaldi e afirmou que o trabalho da empresa possui “papel social” ao “instruir pessoas que têm a propriedade ou o porte de armas e não sabem usar”. Ele destacou o trabalho de seu pai e de sua família no final dos anos 1970, que foi o “pontapé” da Magaldi, e a presença, na solenidade, de alunos que frequentaram o clube nas diferentes décadas de sua existência.

“A partir de 1980, começamos a viajar por todo o território nacional” para ministrar cursos de iniciação ao tiro, relembrou o homenageado. “O papel da Magaldi é fazer a instrução e a capacitação com todas as orientações de legislação penal e, principalmente, de prevenção a situações de risco e ameaça urbana”, destacou.

Histórico

Nascido em Porto Alegre, em 1959, Dempsey Cardoso utiliza o sobrenome de seu pai, Luiz Gonzaga Magaldi Cardoso, adotando Magaldi como nome profissional pelo qual se tornou conhecido e identificado em sua trajetória pessoal e profissional. Sua infância e juventude foi em cidades do Interior do estado: morou em Uruguaiana, Sant'Ana do Livramento e Rio Grande até 1978, ocasião em que o pai, delegado Magaldi, foi transferido para atuar em Porto Alegre. 

Concluiu o Ensino Médio no Colégio Júlio de Castilhos e, em 1980, foi aprovado no concurso da Polícia Civil para o cargo de escrivão de polícia. Em 1986, formou-se em Direito na Uniritter. Ministrou cursos de tiro no RS e em outros estados do País, tendo formado mais de 40 mil alunos. Em 1990, criou um clube de tiro, atualmente denominado Magaldi Escola e Clube de Tiro, ao qual se dedica até hoje.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)