Câmara entrega o título de Cidadão de Porto Alegre a Roger Raupp Rios
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene nesta sexta-feira (31/3) para a entrega do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Roger Raupp Rios, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O proponente da homenagem foi o ex-vereador e atual deputado estadual Leonel Radde (PT).
A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). "O vasto currículo do Dr. Roger Raupp evidencia a excelente escolha desta Casa em homenagear um cidadão de tão alta relevância", afirmou Sossmeier.
“Entre os seus principais julgados, Raupp tornou-se muito conhecido por sua sensibilidade com causas sociais, sendo o primeiro juiz a julgar procedentes processos que reivindicavam direitos à população LGBTQIA+”, destacou Radde. “Ele conseguiu impor, através de sua competência e de seu conhecimento, pautas relevantes em um estado tão conservador quanto o Rio Grande do Sul. Através de diversas decisões de Raupp, nosso estado também passou a se tornar uma referência em direitos humanos e na defesa da população LGBTQIA+ e da democracia”, afirmou o deputado estadual.
O homenageado disse ser um “porto-alegrense de nascimento, de coração e trajetória”. Ele destacou que, pela legislação, o título de cidadão emérito é atribuído a quem tenha “contribuído com seu trabalho para o desenvolvimento da sociedade porto-alegrense”, e afirmou: “usufruí e fui enriquecido por esta cidade muito mais do que pude contribuir. Sou um beneficiário e um devedor daquilo que de melhor nossa cidade pode dar a alguém”.
Raupp falou sobre a importância de se “construir uma Porto Alegre cidadã” e disse que não compreende a distinção como um mérito individual: “Todo cidadão emérito o é por ser expressão e resultado de um encontro de vidas em uma cidade em que se congregam cidadãos no compromisso de cooperação e justiça”, afirmou.
Histórico
Roger Raupp Rios é natural de Porto Alegre e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado em Direito pela Universidade de Paris II. Em 2016, tornou-se desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Atualmente, integra a 5ª Turma e é conselheiro da Escola da Magistratura do TRF-4 (Emagis). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direitos fundamentais, direito da antidiscriminação, direitos sexuais e direito à saúde.
Além de professor, é também autor de diversos livros, entre eles “Homossexualidade e direitos sexuais: Reflexões a partir da decisão do STF”. Raupp aparece entre os brasileiros do Direito mais citados no Google Acadêmico em levantamento produzido pelo Ad Scientific Index – sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais –, feito com base no número de citações feitas em artigos científicos ou livros nos últimos cinco anos. O desembargador é o terceiro autor mais citado na área no Rio Grande do Sul, com 1.811 citações na plataforma de ensino.