SESSÃO SOLENE

Câmara entrega título de Cidadão de Porto Alegre ao senador Luis Carlos Heinze

Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao senador Luis Carlos Heinze.
Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao senador Luis Carlos Heinze. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na noite desta segunda-feira (12/09), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou título de Cidadão de Porto Alegre ao senador Luis Carlos Heinze (PP). A proponente da outorga foi a vereadora Comandante Nádia (PP). A Sessão Solene de entrega do título foi realizada no Plenário Otávio Rocha.

A proponente apresentou um vídeo que contou um pouco da história do homenageado. “Não faltam justificativas para homenagear o senador Luis Carlos Heinze. O título de cidadão de Porto Alegre é um entre tantos que tu já recebeste, Heinze, e que ainda poderá receber, há muitos outros. Ele é reconhecido e respeitado até pelos adversários políticos. Ele é discreto e não faz propaganda do seu trabalho. A gente diz que ele é o alemão que fala pouco, mas faz muito”, declarou a vereadora Comandante Nádia.

A parlamentar destacou a trajetória do senador. “Eu posso garantir que trabalho, humildade e generosidade resumem o Luis Carlos. De família pobre, ele começou a trabalhar quando tinha apenas sete anos, no pequeno restaurante dos pais, da dona Cecy e do seu Darcy, lá em Candelária, na região central do Estado. E por certo teus pais estão muito felizes com o menino de sete anos que hoje se tornou essa celebridade que nós estamos podendo abraçar e entregar mais um título”, salientou a proponente. 

Heinze agradeceu aos presentes e à sua família. “Estou muito honrado com esse título”, iniciou o senador. Em sua fala, Heinze lembrou algumas situações que viveu na capital gaúcha. “Cheguei a Porto Alegre com 16 anos. Vim fazer vestibular, pra técnico agrícola, em Viamão. Era um mundo isso aqui. Fiquei extasiado com a cidade. Parte da minha história começa quando eu sai de Candelária para estudar”, recordou. “Eu divido essa honraria com a minha esposa, Sandra, que ela merece mais da metade desse troféu”, enfatizou o homenageado.

História

Luis Carlos Heinze nasceu em Candelária (RS), em 14 de setembro de 1950.  Formou-se em engenharia agronômica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1973, e em 1988 foi um dos fundadores da Associação dos Arrozeiros de São Borja, que presidiu até 1990. Também fundou e foi vice-presidente (1989-1990) da Federação das Associações de Arrozeiros em Porto Alegre. Começou a vida pública em São Borja, onde constituiu família e foi prefeito na gestão 1993-1996. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1998, sendo reeleito por cinco mandatos consecutivos.  Em 2018, foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)