Câmara entrega título de Cidadão e Comenda Porto do Sol
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (6/8) o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre ao cientista político Airton Fernandes Araújo e a Comenda Porto do Sol à Associação de Afroempreendedorismo (ODABÁ). Ambas homenagens foram propostas pela vereadora Luciane Pereira da Silva, do Coletivo Cuca Congo (PCdoB).
Luciane lembrou que o coletivo de vereadoras Cuca Congo faz questão de dar visibilidade a pessoas e organizações negras que fazem a diferença na sociedade. "Queremos representar o nosso povo em todos os espaços", disse ela. Sobre Airton, disse que é um grande amigo que em 2020 incentivou este grupo de mulheres negras a disputar as eleições para a Câmara Municipal. "Ele escreveu um artigo que foi uma motivação para nossa candidatura. Temos um profundo carinho e gratidão por ele, por ser nosso incentivador."
Itanajara Almeida, outra integrante do Cuca Congo, falou sobre a associação. "ODABÁ significa, em orubá, empreendedorismo", explicou. Disse que por muitos momentos andou junto com a entidade, inclusive atuando como vice-presidente da associação, que, ressaltou ela, busca o desenvolvimento econômico do povo negro.
Araújo falou sobre a importância da representatividade negra nas casas legislativas para a implementação de políticas públicas aos mais vulneráveis da sociedade e que espera ter dado sua contribuição neste sentido. "Muito me honra ser consagrado como Cidadão de Porto Alegre." Segundo ele, a paixão pela cidade e a boa acolhida foram instantâneas. "Aqui construí meu império, constituído pela família e pelas minhas amizades."
A presidente da ODABÁ, Kenia Aquino, destacou que o objetivo da entidade é a ascensão econômica do povo preto. Conforme ela, a associação busca produzir o chamado "black money". A Odabá, acrescentou ela, acredita no potencial do dinheiro negro. "Somos pessoas capazes em cada um das camadas de produção: na inovação, na tecnologia e nas ideias diferentes que quebram barreiras. Empreender nesta cidade e neste estado é resistir, é se recriar, pois fazer dinheiro negro não é romance."
Cidadão
Airton Fernandes Araújo nasceu em Pelotas e reside na Capital há 40 anos. Petroquímico aposentado, é também graduado, mestre e doutor em Ciências Políticas. Foi diretor cultural da Sociedade Floresta Aurora, militante e fundador da Frente Negra Gaúcha (FNG) e coordenador do primeiro curso de Formação Política da FNG. É pesquisador e palestrante sobre questões étnico-raciais, política brasileira, marketing político, partidos políticos, eleições e elites políticas.
Comenda
A ODABÁ Associação de Afroempreendedorismo foi criada em 2015, durante um encontro em São Paulo do qual participaram mais de 250 empreendedores negros e negras de diferentes estados do Brasil. A ODABÁ tem como propósito promover a ascensão econômica do Brasil Negro e fomentar oportunidade de negócios atuando em três eixos: a qualificação afroempreendedora, o potencial econômico da produção cultural negra e a atuação sobre crenças limitantes.
Já impactou milhares de pessoas negras e suas famílias por meio dos projetos, palestras, eventos, parcerias e consultorias, missões empreendedoras, não somente no Rio Grande do Sul, mas também nas cidades do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Atualmente, os projetos têm impactado diretamente mais de cem afroempreendedores associados e outras centenas de membros da comunidade de parceiros ODABÁ em Porto Alegre e na Região Metropolitana, além de associados de outros estados.