Aniversário da Capital

Câmara faz sessão especial em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre

  • Sessão especial em homenagem aos 250 anos da cidade de Porto Alegre
    Vereadores e prefeito na sessão especial de hoje em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Sessão especial em homenagem aos 250 anos da cidade de Porto Alegre
    Presidente Idenir Cecchim (MDB) falou em nome da Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (30/3) sessão especial em homenagem ao aniversário de 250 anos de Porto Alegre, comemorado em 26 de março. Em nome da Câmara, falou o presidente Idenir Cecchim (MDB). O prefeito da Capital, Sebastião Melo, acompanhado do vice-prefeito e de secretários municipais, prestigiou a cerimônia no Plenário Otávio Rocha. 

Cecchin destacou em seu discurso a construção política da Capital, estimando os homens e mulheres que ajudaram a construir a cidade durante seus 250 anos de história: "Estamos fazendo uma sessão solene para homenagear a cidade de Porto Alegre. Todos os vereadores de todos os partidos, de todas as ideologias, os vereadores representam o povo da cidade. E nós tínhamos e temos a obrigação e o dever de reverenciar os homens e as mulheres que durante todos esses anos fizeram desta cidade de Porto Alegre o que é hoje. Todos contribuíram. Os ex-vereadores que passaram por essa casa e vereadores atuais. Todos tiveram papéis importantes na cidade. Os secretários, os prefeitos que passaram, desde o primeiro até agora, como o prefeito Sebastião Melo. Todos, tenho certeza, tentaram fazer o melhor para cidade de Porto Alegre." Cecchim acrescentou que se considera um homem abençoado por ter a graça de estar como presidente da Câmara no ano em que a cidade completa 250 anos.  

Melo disse que a diversidade que formou a cidade é de gente valorosa: “Gente que empreende, gente que supera, gente que inova e gente que ao longo dos 250 anos trouxe a cidade para onde ela está”. O atual prefeito também reconheceu o legado dos prefeitos que vieram antes dele. Comemorou o jeito de ser e falar do porto-alegrense e seus cartões-postais, como a orla, a Redenção e a dupla Grenal. Melo concordou que a cidade possui desafios na área social e falou da necessidade de qualificação profissional e de empregos. Fez um apelo “para a mudança de mentes” dos porto-alegrenses para manterem a cidade limpa, pois existem mais de 400 focos de lixo na cidade. Agradeceu à Câmara Municipal pelos projetos aprovados e falou da importância da Casa para a cidade e em como ela representa o povo.

Vereadores

Os vereadores também se manifestaram na sessão dos 250 anos:

“Essa casa presta a justa homenagem a nossa cidade, a justa homenagem às pessoas que aqui nasceram e principalmente para as pessoas que escolheram a cidade de Porto Alegre com o coração”, disse o vereador Cláudio Janta (SD).

“É com muito orgulho que a bancada do Novo se coloca aqui à disposição da cidade, obviamente a serviço da população que tem seus 250 anos de história”, afirmou Felipe Camozzato (NOVO).

O vereador Hamilton Sossmeier (PTB) destacou que “nós podemos hoje comemorar aqui na casa do povo os nossos 250 anos da Capital, que é a capital de todos os gaúchos”.

“Vida longa a Porto Alegre pelos seus 250 anos e que muito mais venha a seguir", desejou Lourdes Sprenger (MDB).

“Quero dizer da alegria e da honra de ser, nesse momento dos 250 anos de Porto Alegre, vereador desta cidade", disse Airto Ferronato (PSB).

“As pessoas estão felizes e orgulhosas da nossa cidade. Espero que a nossa cidade, que esteve na vanguarda das decisões do nosso país, possa ser uma das mais bonitas do Brasil”, destacou Alexandre Bobadra (PSL).

José Freitas (Republicanos) observou que “com certeza Porto Alegre está a cada dia ficando melhor e nós estaremos contribuindo para que esteja mais limpa e para que seja uma capital atraente e um modelo para o resto do país”.

“Parabéns, Porto Alegre, pelos 250 anos e para o prefeito Melo pelo trabalho que vem exercendo nessa cidade”, disse Gilson Padeiro (PSDB).

“Parabéns para Porto Alegre, sou muito grata por ter nascido aqui”, destacou Mônica Leal (PP), ao lembrar da história de como seu pai, um militar carioca, e sua mãe se conheceram na Rua da Praia. 

Mauro Zacher (PDT) desejou que "a gente possa construir juntos e coletivamente, através do diálogo, os caminhos que colocam a cidade onde ela merece”.

“Porto Alegre tem uma história muito bonita de resiliência, de valorização da cultura, de democracia e de participação. Mas os desafios que temos pela frente são profundos”, observou Laura Sito (PT).

“A Porto Alegre que eu sonho é uma Porto Alegre em que todos nós tenhamos liberdade”, afirmou Bruna Rodrigues (PCdoB), ao citar os problemas de segurança enfrentados pelos moradores da periferia da cidade.

Cassiá Carpes (PP) lembrou que já “são 250 anos, mas nós temos muitos anos ainda para trabalhar por Porto Alegre”. 

“Devemos muito a Porto Alegre. E hoje temos a responsabilidade de dar o nosso melhor, como vereadores da Capital, para que Porto Alegre seja cada vez melhor", disse Comandante Nádia (PP).

“Cheguei aqui em 1996, fui muito bem acolhido e hoje, com muito orgulho, represento o povo de Porto Alegre”, afirmou Jonas Reis (PT). 

Texto

Josué Garcia/ Ana Luísa Vieira /Matheus Riskalla
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)