COMUNICAÇÕES

Câmara homenageia 50 anos do curso de Educação Física do IPA

  • Período de Comunicações em Homenagem ao Aniversário de 50 anos do Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista – IPA.
    Homenagem ao IPA foi realizada na sessão desta segunda-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem ao Aniversário de 50 anos do Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista – IPA.
    Marcos Wesley da Silva, reitor da instituição (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (23/8) para assinalar o transcurso de 50 anos do curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista (IPA). A homenagem contou com a presença do reitor da instituição, Marcos Wesley da Silva, da pró-reitora Andrea Janz Moreira e do coordenador do curso de Educação Física, Leandro Silva Vargas.

Hamilton Sossmeier (PTB), proponente da homenagem, frisou que o curso de Educação Física do IPA, criado em 1971, foi pioneiro no ensino privado de Porto Alegre, tendo sido também o primeiro curso de educação superior da instituição. Afirmando que os egressos do curso se destacam tanto no contexto da educação e do esporte quanto na política, citou que o IPA atualmente oferece duas modalidades de Educação Física:  bacharelado, voltado à saúde, ao esporte e ao lazer, e licenciatura, que forma profissionais para a educação básica. Conforme Sossmeier, os estudantes de Educação Física do IPA destacam-se nas avaliações do MEC e em diferentes indicadores de avaliação da educação superior. O parlamentar destacou que a homenagem foi realizada “por toda história construída ao longo desses 50 anos, pautada no respeito e na busca constante para formar não apenas profissionais, mas também cidadãos”. 

Reitor do IPA, o professor Marcos Wesley da Silva afirmou que fazer educação é uma missão política gratificante, que revigora e dá esperança, “contudo, fazer educação no nosso país, embora gratificante, infelizmente ainda é um conjunto de desafios, pois não faltam apenas políticas públicas eficazes, mas também mais envolvimento da sociedade organizada e das pessoas de forma individual”. No entanto, destacou que isso não tem sido empecilho para o trabalho da instituição, criada há 100 anos, a partir da organização de homens e mulheres metodistas dos Estados Unidos, que adquiriram um terreno para a construção de um seminário para pastores e a implantação de um colégio para meninos, o Porto Alegre College. “Cinquenta anos depois, iniciava-se o curso de Educação Física, o primeiro curso de Educação Física entre as instituições privadas de Porto Alegre. Já faz 46 anos que entregamos a Porto Alegre, ao Rio Grande do Sul, ao Brasil e ao mundo profissionais de Educação Física para serem agentes de transformação na sociedade”, afirmou, citando ex-alunos famosos, como o técnico de futebol Luiz Felipe Scolari. 

Para a vereadora Comandante Nádia (DEM), falar do IPA é quase como falar da cidade de Porto Alegre. Ela destacou que a alegria em homenagear uma instituição que faz a formação de jovens em Educação Física e outras tantas outras áreas importantes para o crescimento do cidadão. “Que nós possamos, cada vez mais, formar com qualidade, formar cidadãos que venham a contribuir”, afirmou. Ela citou que também é formada em Educação Física, mas pela ESEF da Brigada Militar. “Que continuem nesta caminhada de construção de pontes para que, através da educação, possamos ter uma Porto Alegre cada vez mais especializada na saúde”, finalizou.

O presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely (PDT), também parabenizou o IPA e comentou que a realização das Olimpíadas “aflora ainda mais o interesse dos jovens pela Educação Física”. “Esporte é importante para disciplina, hierarquia e respeito”, acrescentou. Ainda somaram-se às homenagens os vereadores Airto Ferronato (PSB), Alvoni Medina (Republicanos), Cassiá Carpes (PP), Claudia Araújo (PSD), Jonas Reis (PT), Lourdes Sprenger (MDB) e Mônica Leal (PP). 

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)