Homenagem

Câmara homenageia a Associação Satélite Prontidão pelo 120º aniversário

Periodo de Comunicações em homenagem à Associação Sátelite Prontidão - ASP.
Periodo de Comunicações em homenagem à Associação Sátelite Prontidão - ASP. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os 120 anos da Associação Satélite Prontidão (ASP) foram homenageados durante a sessão plenária desta segunda-feira (25/4) na Câmara Municipal de Porto Alegre. A cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha foi proposta pelo vereador Matheus Gomes (PSOL).

 

Durante seu discurso, Matheus citou a importância do trabalho da associação, que surgiu com o objetivo de abrigar culturas, ideias e saberes de famílias negras. “Nós estamos aqui hoje, homenageando um clube de 120 anos. Esta homenagem é muito importante, não apenas para mostrar que nós temos uma tradição política, mas para dizer que a Câmara de vereadores, nesta tarde, reconhece essa tradição e que a cidade de Porto Alegre também precisa se orgulhar em conjunto pelas inúmeras contribuições que a Associação Satélite Prontidão prestou para nossa cidade”, afirmou o vereador.

O proponente concluiu afirmando a necessidade de superação dos elementos do racismo no século XXI. “Nos dias de hoje o associativismo negro, a tradição clubista está conectada com a necessidade da gente superar os elementos do racismo no Século XXI. A continuidade da violência contra a população negra, a continuidade da degradação das nossas comunidades, também a localização que nós temos hoje na base da pirâmide do ponto de vista do mundo do trabalho e dos indicadores sociais e a construção de um projeto político de emancipação para população negra para que o Satélite Prontidão continue sendo um orgulho da nossa comunidade”, disse o vereador.

O Presidente do Satélite Prontidão, Richard Evandro Guterres Alves, relembrou o início do projeto da associação. “Ao longo desses 120 anos de história, nós estivemos sempre contribuindo para o desenvolvimento de uma parcela significativa da sociedade porto-alegrense. Desde o ano de 1902 que deu início nesta data de 20 de abril, temos uma participação muito significativa na educação, na formação profissional, na sociabilização do povo negro, e a politica também esteve presente de forma significativa dentro das paredes do Satélite Prontidão", afirmou.

 

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)