Plenário

Câmara homenageia a organização Eco pelo Clima

  • Período de Comunicação em Homenagem à Eco Pelo Clima.
    Renata Padilha disse que esta geração pode evitar o fim do mundo (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Período de Comunicação em Homenagem à Eco Pelo Clima.
    Organização recebeu homenagem durante a sessão plenária de hoje (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Em período de Comunicações desta segunda-feira (27/11/) na Câmara Municipal de Porto Alegre foi prestada uma homenagem à entidade Eco Pelo Clima. O vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) sugeriu a cerimônia, com apoio da Mesa Diretora da Casa.

 

Giovani Culau parabenizou a instituição por sua organização e luta pela contenção das mudanças climáticas. "Falar sobre isso, ao final do ano de 2023, é falar depois de um ano em que nós sofremos os impactos das mudanças climáticas”, ressaltou. O vereador destacou que a instituição representa a última geração que ainda pode reverter ou amenizar as mudanças climáticas.

 

Para Culau, é necessário priorizar a pauta climática, em um momento que tramita na Casa um projeto de lei em que Porto Alegre reconhece a emergência climática. “Esse é um dos grandes desafios que essa Câmara Municipal tem”.

 

A fundadora da Eco pelo Clima, Renata Padilha, recordou que a instituição foi fundada na cidade de Pelotas e, segundo ela, hoje possui filiais espalhadas por diversas cidades do Estado. “Através de jovens incríveis que resolveram se organizar em busca de adiar o fim do mundo. Tenho orgulho de cada um e cada uma que constrói esse grandioso movimento”, disse Renata.

 

Ela ressaltou que após décadas de exploração de recursos naturais, queimadas, queima de combustíveis fósseis e negacionismo, o mundo está chegando ao seu limite. “Mas resistimos, somos a continuidade da geração de ambientalistas que lutou bravamente por um planeta saudável com a sua vida”. De acordo com Renata, quem nega a ciência do clima não deveria ter status de poder. “Hoje, nós pedimos aos vereadores e vereadoras para que ajam de forma urgente no combate à crise climatica”, concluiu.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)