Plenário

Câmara homenageia Brigada Militar pelos seus 185 anos

  • Homenagem à Brigada Militar
    Membros da BM prestigiaram a cerimônia no Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Homenagem à Brigada Militar
    Comandante Nádia (PP) propôs a homenagem (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou nesta segunda-feira (7/12) homenagem à Brigada Militar pelos seus 185 anos, completados no dia 18 de novembro. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora da Casa, através de requerimento da vereadora Comandante Nádia (PP).
 

A vereadora enalteceu a instituição e destacou a qualidade dos policiais. “Não tenho dúvidas que contamos com a melhor polícia militar do nosso país. Com mulheres e homens de brio. Capazes de abdicar momentos com suas famílias para se dedicarem a essa honrosa profissão, que muitas vezes faz com que vidas sejam perdidas”, afirmou Nádia.

O chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Rogério Stumpf, agradeceu a fala dos vereadores e contou um pouco da história da corporação. “São poucas instituições que têm uma história tão longeva no Estado. A sua história representa a história do próprio Estado. Uma sociedade, para se instituir, sempre busca regras, costumes e formas de convivência que resultam sempre em um pacto social, onde são produzidas as leis, isso desde os primórdios da civilização”, disse o coronel.

Segundo ele, em todos os períodos da história, da Proclamação da República à Revolução de 1930, “a Brigada Militar esteve junto ao Estado, junto à Federação, defendendo a sociedade de direito. Não é de hoje que a Brigada faz atuação para defender a sociedade gaúcha e a sociedade brasileira”, salientou o coronel.

Ele também citou os valores da Brigada Militar. “Hierarquia e disciplina, ética, comprometimento, lealdade, proatividade, profissionalismo, excelência na execução do serviço policial, legalidade, transparência e responsabilidade social. Esses são os preceitos da nossa corporação e nós sempre temos que segui-los”, destacou.

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia (Estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)