Câmara homenageia ciência e Ufrgs
A Câmara Municipal de Porto Alegre destacou, nesta quinta-feira (4/10), a realização das Semanas Municipal e Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrem de 1º a 7 de outubro de 2007. A cerimônia foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e serviu para homenagear também os 100 anos do Observatório da Ufrgs, 35 anos do Planetário, 50 anos da Rádio Universidade e 50 anos do curso de Geologia da Ufrgs. Para Nedel, o objetivo da ciência é conhecer o mundo e as leis que o regem. "A importância da ciência para a vida plena pode ser avaliada pelo fato de que a doutrina social cristã reconhece que a ciência é portadora de indiscutível parte da verdade." Ressaltou ainda que a ciência é a grande responsável pelo progresso da humanidade. Quanto às demais instituições homenageadas, o vereador destacou que são referência nacional em produção científica. "Não poderíamos fazer melhor homenagem à ciência do que distinguir instituições como o Observatório, que completa 100 anos em janeiro de 2008."
O vice-reitor da Ufrgs, Pedro Dutra Fonseca, disse que a homenagem da Câmara mostra que a grandeza da Ufrgs é fruto do trabalho dos órgãos que a compõem. "O Observatório implantou a semente do estudo de física e astronomia no RS e no país. O curso de Geologia é um orgulho por obter sempre nota máxima nos exames nacionais. O Planetário e a Rádio são as formas que a universidade utiliza para se comunicar com o mundo exterior." Fonseca acrescentou que, ao visitar o Planetário, todos os anos milhares de crianças e jovens aprendem a beleza e a importância da ciência. "A Ufrgs continua com o mesmo objetivo de quando foi criada: o compromisso maior com o conhecimento."
Os vereadores Márcio Bins Ely (PDT), Newton Braga Rosa (PP) e Adeli Sell (PT) também se manifestaram durante a homenagem e parabenizaram a Ufrgs e os organizadores da Semana de Ciência e Tecnologia.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)