Plenário

Câmara homenageia o Dia do Exército Brasileiro

Banda tocou hinos durante a sessão Foto: Francielle Caetano
Banda tocou hinos durante a sessão Foto: Francielle Caetano
A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, nesta quinta-feira (18/4), no período da sessão ordinária destinado às Comunicações, o Dia do Exército Brasileiro, comemorado anualmente em 19 de abril. Nesta sexta-feira (19/4), o Exército completa 365 anos de fundação.

Proponente da homenagem, a vereadora Mônica Leal (PP) justificou a iniciativa: “Sou filha de militar. Por isso, comecei desde cedo a admirar o compromisso, a ética e a lealdade desta instituição”. A vereadora falou da importância da participação da mulher no Exército: “As mulheres já são 3,4% do efetivo; essa adesão é extremamente importante”.

 De acordo com Mônica, o Exército está em processo de mudança. “Estamos presenciando a ampliação da proteção do Estado Brasileiro, seja pela modernização por meio de sistemas de monitoramento, seja pela defesa terrestre de fronteiras.” A vereadora ainda destacou a Missão de Paz com a participação das Forças Armadas do Brasil no Haiti. “Ao realizar estas ações de solidariedade humana, o Exército honra a sua farda e a sua história. Quero, desta forma, homenagear o Exército brasileiro pelos seus 365 anos.”

Agradecendo a homenagem em nome do Exército, o comandante do Comando Militar do Sul, general Carlos Bolivar Goellner, lembrou que a data de 19 de abril assinala a participação das Forças Armadas na Batalha dos Guararapes, em 1648, na defesa do território brasileiro contra a dominação holandesa. Goellner destacou "a vontade e determinação de um incipiente Exército libertador" que norteou o "espírito de luta e patriotismo" daqueles primeiros combatentes que deram início às Forças Armadas no Brasil. "O Exército esteve presente em todos os momentos cruciais da Nação e promove, hoje, mais de 70 ações por dia."

O comandante ressaltou que o Exército, apesar de ter uma atuação de amplo espectro, procura desenvolver ações "sem perder seu foco nas missões das Forças Armadas", mantendo-se atento à conjuntura e preparado com os meios de que dispõe. "O Exército olha para o futuro sabendo exatamente onde quer chegar. Olhamos o futuro por meio de um processo de transformação em andamento, em defesa da pátria e do interesse da nação como um todo."

O vereador Reginaldo Pujol (DEM) destacou a atuação das Forças Armadas como "o maior fator de unidade nacional, consolidada pelas grandes obras que a engenharia militar realizou", enquanto Márcio Bins Ely (PDT) disse carregar "os ensinamentos da caserna e as lições de hierarquia, disciplina e conduta". Já Engenheiro Comassetto (PT) destacou o significado da relação temporária que se estabelece entre os jovens que prestam serviço militar e o Exército, "ajudando a entender o papel da Forças Armadas no território nacional e a fortalecer neles o espírito de disciplina".

Alberto Kopittke (PT) ressaltou a importância estratégica do Exército na sustentação da democracia do país e no respeito à soberania e à Constituição brasileiras. Para Jussara Cony (PCdoB), as Forças Armadas são a grande guardiã da soberania nacional, ajudando a construir uma nação que garanta direitos e diversidade humana, cultural e ideológica no país, assim como o resguardo da biodiversidade.

Valter Nagelstein (PMDB) afirmou que "a noção da grandeza e dimensão continental do Brasil se deve ao Exército Brasileiro", enquanto Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou "a decisiva participação das Forças Armadas nas unidades pacificadoras do Rio de Janeiro" e o comportamento de solidariedade demonstrado pelo Exército nas ações que empreende para minimizar o sofrimento de populações que perderam tudo.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de jornalismo)

          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça: 

Vereadores marcam passagem do dia do Exército