Câmara homenageia o Exército Brasileiro em seus 376 anos de existência
Em período de Comunicações desta segunda-feira (29/04), na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi prestada uma homenagem ao Dia do Exército Brasileiro. O ato simbólico foi proposto pela vereadora Mônica Leal (PP), que reforçou se tratar de uma tradição familiar, herdada de seu pai, ex-vereador da Casa, coronel Pedro Américo Leal.
Mônica enalteceu alguns dos feitos do Exército ao longo de sua existência, relembrando a Batalha dos Guararapes, em 1648, quando a instituição atuou para expulsar as forças holandesas do território que hoje corresponde ao Estado de Pernambuco. "A bravura do nosso povo se evidencia desde a épica Batalha de Guararapes, em que reunimos soldados luso-brasileiros, brancos, negros e indígenas, em flagrante desvantagem numérica, mas unido pelo mesmo sentimento patriótico", apontou.
Desde então, como reforçou a vereadora, o Exército tem atuado na luta pela liberdade, pela independência, pelo crescimento do país, pela ordem e em defesa da garantia dos poderes constitucionais. "A história do exército se confunde com a história do Brasil, é a história de um povo que sabe do seu valor e não entrega suas riquezas". Mônica também relembrou as ações da entidade durante a pandemia e no auxílio em casos de calamidade pública e desastres naturais, como nas cheias que atingiram o Estado nos últimos anos.
O comandante da Terceira Região Militar, general Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, discursou representando o Comando Militar da Região Sul, em agradecimento à honraria. “Eu venho em nome do comandante militar do Sul, que se encontra em Santa Maria, nesta ocasião em que comemoramos 376 anos de história”, afirmou.
Ele ressaltou o imenso orgulho e satisfação pela relação e trabalho construídos no Rio Grande do Sul, especialmente em Porto Alegre, e enfatizou as falas da vereadora ao citar o início da organização de Forças Armadas. “Desde 1648, aflorou-se o sentimento de amor à terra, que traçou o destino e futuro do Brasil e desenhou os traços da verdadeira personalidade do nosso Exército, que é a base da estrutura de defesa da pátria e quem garante a estrutura de soberania em nossas fronteiras, junto com a Marinha e a Força Aérea”, disse.
O general reafirmou o compromisso do Exército na atuação para garantia da segurança e bem-estar das pessoas, além de casos de calamidades, como o do Vale do Taquari, atingido por um ciclone em 2023, onde atuou no resgate e reconstrução dos municípios que formam a região. “Em momentos de crise, como no Vale do Taquari, o Exército esteve e sempre estará presente para atuar. Nosso compromisso é estar sempre prontos e preparados para o futuro”, concluiu. Também foi feita uma menção honrosa a todos os soldados que perderam suas vidas em luta.