SESSÃO SOLENE

Câmara homenageia os 100 anos do IPA

  • Homenagem aos 100 anos do Instituto Porto Alegre - IPA.
    Instituição metodista recebe homenagem do Legislativo (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Homenagem aos 100 anos do Instituto Porto Alegre - IPA.
    Reitora do IPA, prof.ª Vera Maciel (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira (16/03) uma sessão solene em homenagem aos 100 anos de fundação do Centro Universitário Metodista IPA. A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

O proponente da homenagem, vereador Tiago Albrecht (NOVO), destacou em sua fala que “é preciso valorizar as instituições da nossa cidade, as pessoas que as conduzem e a obra que essas instituições entregam para a nossa sociedade”. Ele afirmou que o IPA “ajuda crianças, adolescentes e jovens a buscar o saber, a forjar seu caráter e a aprender valores e conceitos para sua vida”.

A reitora do IPA, prof.ª Vera Maciel, destacou a fundação da instituição por “missionários metodistas estadunidenses, há 100 anos”. Ela afirmou que “a Igreja Metodista, notadamente no Rio Grande do Sul, sempre deu atenção especial à formação científica, humanística e política das pessoas. Para ela, além do cultivo pessoal e comunitário da fé esclarecida, as pessoas precisam ter conhecimentos, saberes, cultura, ética, espiritualidade e consciência crítica e sensível no exercício de sua cidadania”.

“Essa cidadania”, prosseguiu, “precisa ser responsável e comprometida com a transformação social. Para isso, a educação sempre foi e continua sendo fundamental”. A reitora mencionou a presença de instituições centenárias da rede metodista em diferentes cidades do estado, “que prestam serviço à sociedade por meio da educação”. Ela finalizou destacando “a garra ipaense em continuar sua história, agora, a partir de sua página de número 100”.

Histórico

O Instituto Porto Alegre (IPA) foi fundado em 1923 como Porto Alegre College, projeto ligado à Southern Methodist University (SMU), dos Estados Unidos. A sede inicial era localizada em um sobrado na esquina das ruas Marechal Floriano e Salgado Filho, no Centro Histórico. No ano seguinte, a instituição mudou de endereço e foi transferida para o “morro milenar”, no bairro Rio Branco, onde está até hoje.

Na década de 1970, o IPA deu início à sua trajetória na educação superior, tendo como primeiro curso a Educação Física. Atualmente, o Centro Universitário Metodista conta com oito cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação.

Entre as personalidades da sociedade gaúcha que estudaram no IPA, estão o escritor Luis Fernando Verissimo, o folclorista Paixão Côrtes e o técnico de futebol Luiz Felipe Scolari, além do cantor e compositor Raul Ellwanger.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)