SESSÃO SOLENE

Câmara homenageia os 15 anos do IFRS

  • Sessão Solene em Homenagem aos 15 anos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
    Solenidade ocorreu no Plenário Ana Terra (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em Homenagem aos 15 anos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
    Culau (E), reitor Júlio Xandro Heck e presidente Sossmeier (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma Sessão Solene na noite desta segunda-feira (18/12) para homenagear o aniversário de 15 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS). A solenidade foi proposta pelo vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) e conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Culau destacou que os institutos federais são resultado da “luta de gerações pelo acesso à educação de qualidade” e provocam a descentralização da educação tecnológica, profissionalizante e científica. “Nós sentimos na pele o que significou a conquista de um IFRS para o Extremo-Sul da Capital”, afirmou, referindo-se ao Campus Restinga. O vereador defendeu a ampliação dos IFs, com a construção de uma nova unidade na Zona Norte de Porto Alegre. “Educação é a possibilidade de construção de um outro futuro, com mais dignidade”, disse, destacando que os IFs têm um “impacto social profundo”.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, agradeceu aos vereadores pela homenagem e disse que “o IFRS tem muito do que se orgulhar do que fizemos nesses 15 anos. Hoje, são mais de 23 mil estudantes espalhados por todo o estado, de norte a sul, nos nossos 17 campi. São mais de 2 mil servidores, entre professores e técnicos administrativos”. Ele destacou os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo IFRS e ressaltou que o instituto já formou mais de 24 mil estudantes.

“Temos, para nosso imenso orgulho, o melhor Ensino Médio do Brasil”, afirmou Heck. Ele valorizou a interiorização da pós-graduação e o impacto do instituto nos locais em que é instalado: “Temos um enorme protagonismo em cada um dos territórios em que nos encontramos”. O reitor disse que há mais de 30 municípios no estado buscando a implementação de um IF, e que, só em Porto Alegre, há cinco movimentos organizados defendendo a construção de um instituto.

Histórico

O IFRS é uma instituição de ensino público ligada ao governo federal, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, que orienta a oferta de cursos visando ao fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais das localidades onde está instalado. O IFRS oferece cursos de formação inicial continuada (cursos rápidos), cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação (especialização e mestrado). O IFRS possui conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala crescente que vai até 5. Os dados referem-se ao ano de 2021 e foram divulgados em março de 2023 pelo Ministério da Educação (MEC). Em Porto Alegre, o IFRS conta com um campus no Centro e outro na Restinga.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)