Sessão solene

Câmara homenageia os 150 anos do Theatro São Pedro

Diniz de Moraes (e) entregou a Melo e a Margarete o livro comemorativo Foto: Camila Domingues
Diniz de Moraes (e) entregou a Melo e a Margarete o livro comemorativo Foto: Camila Domingues

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, nesta terça-feira (4/11) à tarde, em homenagem ao Theatro São Pedro pela passagem dos seus 150 anos de fundação. A direção da entidade recebeu o Troféu Câmara Municipal, por proposição do vereador Sebastião Melo (PMDB). Na ocasião, o proponente lembrou que, por seu palco, passaram os pianistas Arthur Rubinstein, Friedrich Gulda, Magda Tagliaferro e Cláudio Arrau, o maestro Heitor Villa-Lobos, as cantoras Bidu Sayão e Marian Anderson, o dramaturgo Roman Riesch, o grupo francês Les Comediens dês Champs-Elisées, a Orquestra de Versalhes, os atores Walmor Chagas, Paulo Autran, Fernanda Montenegro e Paulo Gracindo, entre outros.

O  coordenador do projeto Multipalco, José Roberto Diniz de Moraes, que estava representando Eva Sopher, leu uma mensagem enviada por ela em que agradece e lamenta não ter podido participar da homenagem pela passagem dos 150 anos do Theatro São Pedro. Moraes entregou ao presidente o livro comemorativo aos 150 anos do Theatro, que contém fotos e a história de sua criação. Ao finalizar, lembrou que o Multipalco será um pólo cultural que suprirá as necessidades do povo gaúcho. Também participaram da homenagem os vereadores Cláudio Sebenelo (PSDB) e Margarete Moraes (PT), que presidiu a solenidade, e demais autoridades.

O prédio do Theatro São Pedro, em estilo neoclássico, foi inaugurado em 27 de junho de 1858, com capacidade para 700 espectadores e com decoração em veludo e ouro, quando Porto Alegre tinha pouco mais de 20 mil habitantes. Durante mais de 100 anos, o Theatro foi palco de alguns dos mais importantes espetáculos assistidos em Porto Alegre.

Em 1973, o Theatro São Pedro foi interditado por falta de condições técnicas de uso. Em 1975, tiveram início as obras de restauração e, em 1984, o Theatro foi reinaugurado com a apresentação de uma peça teatral, um musical e da Orquestra Sinfônica Brasileira regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky. Em 1982, foi criada a Fundação Theatro São Pedro, dirigida até hoje por Eva Sopher, responsável por todos as obras e eventos que o teatro realiza.

Regina Tubino Pereira (ref. Prof. 5607)
Luiz Fernando Lima (reg. prof. 3914)