Plenário

Câmara homenageia os 50 anos da Rádio Caiçara

  • Homenagem aos 50 anos da Rádio Caiçara. Na foto: Vice-presidente da Rede Pampa Paulo Sérgio Pinto
    Paulo Sérgio Pinto disse que a Câmara poderá contar sempre com a Rede Pampa (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Homenagem aos 50 anos da Rádio Caiçara. Na foto: Presidente da CMPA vereador Cassio Trogildo. Ao fundo, da esq.: Diretor-geral da Rede Pampa Alexandre Alvarez Gadret, vice-presidente da Rede Pampa Paulo Sérgio Pinto, vereador Guilherme Socias Villella, deputado estadual Maurício Dziedricki e diretora executiva da Rede Pampa Viviane Vasques
    Trogildo propôs a homenagem pelo cinquentenário da emissora (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

O Período de Comunicações Temático desta segunda-feira (4/7), no Plenário Otávio Rocha, foi dedicado às comemorações dos 50 anos da Rádio Caiçara, emissora da Rede Pampa de Comunicação. O proponente da homenagem foi o vereador e presidente da Câmara, Cassio Trogildo (PTB).

Em seu discurso, Trogildo ressaltou características fortes da rádio popular, como a interações ao vivo, dicas para o dia a dia, comunicadores envolventes, promoções e programação musical especial, que contempla músicas de todas as épocas. "A Caiçara é uma rádio amiga da comunidade, sempre com uma programação popular e musical." É a emissora com a maior programação ao vivo de Porto Alegre, observou o presidente, ressaltando que a ida do comunicador Sérgio Zambiasi para a Caiçara "deu outra dimensão para a emissora, que a cada dia cresce em audiência e penetração".

Tarciso Flecha Negra (PSD) declarou que ouvia muito a rádio quando chegou em Porto Alegre, em 1973, porque “as músicas que gostava a Caiçara tocava”, e parabenizou os representantes da Rede Pampa. Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre a relação da política com a comunicação. “A imprensa tem o dever de promover esse debate por uma política cada vez melhor”, declarou o vereador. Comassetto também citou o projeto de lei, de sua autoria, que visa a socialização de recursos públicos entre rádios públicas e populares. Bernardino Vendruscolo (PROS) declarou que já sofreu duras críticas por uma das emissoras do grupo quando propôs uma CPI para investigar o Acampamento Farroupilha. Mesmo assim, Vendruscolo disse que “o papel da mídia é muito importante”.

João Carlos Nedel (PP) expôs que é ouvinte da emissora e salientou a importância da Rádio Caiçara em seus 50 anos. “Meus votos e de toda a bancada do PP são de parabéns ao Grupo Pampa e à Rádio Caiçara”, disse, destacando os serviços prestados pela emissora. Na mesma linha, Idenir Cechim (PMDB) cumprimentou o fundador do grupo, Otávio Dumit Gadret. “Quando ele começou a dedicar-se à primeira rádio, já anteviu a grande rede que estava fundando”, disse o vereador, afirmando que a emissora “fez e faz muito bem aos seus ouvintes”.

Pampa

Em seu pronunciamento, o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, reiterou o orgulho em receber a homenagem e, dirigindo-se ao vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), afirmou que entendeu que a crítica feita a ele na emissora ultrapassou os limites. “A liberdade de um vai até onde começa a do outro, porém todos nós o consideramos ético”, justificou. Relatando resumidamente a história do rádio no estado e no país, ele lembrou que ela foi a primeira emissora adquirida pelo empresário Otávio Gadret. “Justamente a Rádio Caiçara começou a formação do Grupo Pampa”.

O vice-presidente também ressaltou que foi a Pampa quem iniciou a segmentação no rádio. “Foi-se adequando um perfil de emissora a cada fatia de público, e esta inovação consolidou-se com o tempo”, ratificou, lembrando do recente ingresso do comunicador Sérgio Zambiasi na Caiçara. “Com ele, a emissora capitaneada tornou-se uma seleção do rádio gaúcho”. Por fim, Paulo Sérgio Pinto agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem. “A casa do povo poderá sempre contar com a dedicação, qualidade e os serviços da Rádio Caiçara”. 

No final da cerimônia, foi entregue um diploma comemorativo ao cinquentenário da emissora. Estiveram presentas ainda o diretor-geral da Rede Pampa, Alexandre Alvarez Gadret, e a diretora-executiva Viviane Vasques. A Rádio Caiçara foi fundada em 1º de junho de 1966 por Breno Martins Futuro, Harry Herbert Klein, Lorenzo Gabellini e Ulysses Sabatine Moreira em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. Em 1970, Otávio Gadret, adquiriu a rádio e a emissora passou a adotar a programação musical e popular, que perdura até hoje. 

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
           Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)