Plenário

Câmara homenageia os 60 anos da Rádio Guaíba

Programa Esfera Pública foi transmitido ao vivo diretamente do plenário Otávio Rocha, na Câmara.

  • Período de comunicação. Homenagem aos 60 anos da Rádio Guaíba.
    Diretor da Guaíba, Luciano da Silveira, recebeu diploma pelos 60 anos da Rádio (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Período de comunicação. Homenagem aos 60 anos da Rádio Guaíba.
    Vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) propôs a homenagem (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O transcurso dos 60 anos da Rádio Guaíba foi tema do período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (24/4), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Fundada por Breno Caldas em abril de 1957, a emissora, integrante da Companhia Jornalística Caldas Júnior, foi homenageada por proposição do vereador Dr. Thiago Duarte (DEM). O evento, realizado após a transmissão do programa Esfera Pública diretamente do Plenário Otávio Rocha, na Câmara, contou com a presença do diretor-executivo da rádio, Luciano Araújo da Silveira, e dos jornalistas Cristiano Silva e Juremir Machado da Silva.

Pronunciando-se em nome da Mesa Diretora da Câmara, Dr. Thiago lembrou momentos e programas marcantes da emissora, como o Correspondente Renner (hoje Badesul), apresentado durante 46 anos pelo jornalista Milton Ferreti Jung, e a transmissão dos sinais do espaço enviados pela nave soviética Sputnik, em 1957. Dr. Thiago mencionou também o protagonismo da emissora nas transmissões esportivas. “Ainda em 1957 ela entrou para o mundo esportivo com o Campeonato Gaúcho e, em 1958, cobriu a Copa do Mundo da Suécia, onde iniciou a referência ao slogan ‘A Rádio de Todas as Copas’”, salientou.

O parlamentar ainda rememorou a formação da Rede da Legalidade, em que o então governador Leonel Brizola defendeu a posse de João Goulart como presidente em 1961 e elogiou a propensão da emissora ao priorizar a informação, a credibilidade e a utilidade pública. “A Guaíba jamais deixou de honrar sua verdadeira vocação, e, hoje, integra ainda mais os lares das pessoas, transmitindo as informações mais importantes em tempo real”, destacou Dr. Thiago.

Agradecendo aos vereadores pela homenagem, o diretor-executivo da emissora dividiu a honraria com todos os funcionários da emissora. “Sabemos o quanto é difícil manter a programação no ar. Muitas vezes o profissional precisa deixar a família, viajar, mas é pela força de todos eles que tem se tornado possível manter nossa qualidade”, declarou Luciano Araújo, que recebeu do Legislativo um diploma em homenagem aos 60 anos da Radio Guaíba.

Parlamentares

Outros vereadores da Capital também celebraram o aniversário da emissora. Mônica Leal (PP) disse que a Guaíba é um patrimônio rio-grandense. “São 60 anos de prestação de serviço, utilidade pública e cobertura dos fatos através de seus microfones”, atestou a vereadora, descrevendo a entidade como um exemplo de tradição e referência. “Mesmo atravessando mudanças na administração, ela sempre manteve-se sólida, cumprindo sua missão de repassar a verdade dos fatos aos ‘guaibeiros’”, garantiu.

Na mesma linha, Rodrigo Maroni (PR) reiterou a importância da Rádio Guaíba e do jornal Correio do Povo, que também integra a Caldas Júnior. “Infelizmente, muitos outros jornais ainda são panfletários, e participam de uma lógica que não é democrática”, expôs, parabenizando os veículos do grupo pela independência. “Na Guaíba é diferente, pois todos sentem-se contemplados em aspectos de opinião”, ressaltou o parlamentar.

Também prestaram homenagem à emissora, em aparte, os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Dr. Goulart (PTB), Mendes Ribeiro (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Airto Ferronato (PSB), José Freitas (PRB), Roberto Robaina (PSOL), Sofia Cavedon (PT), Tarciso Flecha Negra (PSD), Idenir Cecchim (PMDB), Márcio Bins Ely (PDT), Cassiá Carpes (PP), Reginaldo Pujol (DEM), Felipe Camozzato (Novo), Mauro Pinheiro (Rede) e Cláudio Janta (SD).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)