sessão solene

Câmara homenageia os 75 anos da Companhia Zaffari

Cláudio Zaffari falou pela Companhia Foto: Eduarda Amorim
Cláudio Zaffari falou pela Companhia Foto: Eduarda Amorim

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (9/11) à noite, no plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem aos 75 anos de fundação da Companhia Zaffari Comércio e Indústria. Na ocasião, os diretores superintendentes João Benjamin Zaffari, Cláudio Zaffari e Pedro Zaffari receberam, em nome do Grupo, o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. Instituído em 2007, o Troféu é uma das maiores honrarias concedidas pelo Legislativo Municipal, destinando-se a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico e humano de nossa Cidade.

Coordenando a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), cumprimentou a família Zaffari pelos 75 anos de atuação no Estado e pelos 50 anos na Capital. "Importante nos sentirmos em casa, nos sentirmos em família. Por isso, estamos homenageando hoje a família Zaffari.", disse Tessaro. Em nome da Mesa Diretora, o vereador João Carlos Nedel (PP) comparou a trajetória da família Zaffari, na sociedade gaúcha, à passagem bíblica sobre a Parábola dos Talentos, destacando a contribuição da Companhia ao desenvolvimento social e econômico da Capital. "São 75 anos de história."

Agradecendo a homenagem, Cláudio Zaffari afirmou que o ato significava "a afirmação da nossa relação com os valores do Rio Grande e da Capital". Destacou como uma das características principais da atuação do Grupo a capacidade de empreender e perceber as aspirações da comunidade em que está inserida e creditou os méritos do sucesso da empresa ao casal Francisco e Santina Zaffari, pioneiros da família no empreendimento. Ele informou que o Grupo tem cerca de 10 mil colaboradores diretos, que estão integrados aos princípios norteadores da empresa.

Valores

Cláudio Zaffari ressaltou ainda que, atualmente, novos valores moldam o caráter social da atuação das empresas modernas. Lembrou que o Zaffari está presentes também nas atuações artísticas e culturais por meio de patrocínios. "Aqui chegamos nos anos 60, uma família como tantas outras", disse o dirigente, ao afirmar que a família Zaffari não mediu esforços para corresponder às expectativas dos porto-alegrenses. "A dinâmica do tempo nos desafia e nos convida a grandes realizações." Agradeceu, por fim, o estímulo e reconhecimento que a Câmara estava consagrando ao Grupo Zaffari naquele momento.

Proponente da homenagem, o vereador Aldacir Oliboni (PT) afirmou que o Troféu estava sendo entregue "a uma das empresas que mais orgulha os gaúchos, por sua história e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre". De acordo com Oliboni, foi o talento, empreendedorismo, disposição para o trabalho e a ajuda dos 12 filhos que fizeram com que os negócios do casal Francisco José e Santina de Carli Zaffari fossem se expandindo. "A qualidade é uma das marcas que a Companhia Zaffari sempre carregou ao longo da sua história."

Oliboni lembrou que, ao longo do tempo, o Zaffari foi desenvolvendo uma política de gestão comercial que até hoje está presente na empresa. "A satisfação dos seus consumidores sempre figurou como principal objetivo." O vereador destacou ainda que, com a expansão, a empresa obteve êxito no desafio de crescer sem abandonar a qualidade no atendimento, considerando o ser humano não apenas como mero consumidor. "É por toda essa sua história e pelas infindáveis ações que realiza como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e humano da Cidade que estamos concedendo o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Companhia Zaffari."

João Antônio Dib (PP) lembrou a trajetória da empresa e destacou a personalidade de Santina Zaffari. Alceu Brasinha (PTB) destacou a competência da empresa Zaffari, enquanto Mauro Zacher (PDT) afirmou que a Companhia "é motivo de orgulho a todos os gaúchos". Luiz Braz (PSDB) disse que a família Zaffari é exemplo de luta para toda a sociedade. Já Elias Vidal (PPS) observou que a empresa é grande referência pela qualidade. "O Zaffari é coisa nossa", homenageou Reginaldo Pujol (DEM). Maristela Maffei (PCdoB) definiu a empresa: "Casa minha, casa de todos. Orgulho de nossa terra, orgulho de nossa gente". Engenheiro Comassetto (PT) destacou os investimentos do Grupo Zaffari nos programas e projetos sociais, enquanto Idenir Cecchim (PMDB) lembrou que Porto Alegre cresceu muito com a empresa.

História

A história da Companhia Zaffari iniciou-se quando, em 1935, Francisco José Zaffari e sua esposa, Santina de Carli Zaffari, decidiram abrir uma pequena casa de comércio na Vila Sete de Setembro, interior do município de Erechim. Naquele momento, a casa de comércio de Francisco e Santina era um pequeno armazém de gêneros alimentícios, instalado na frente da residência do casal. Em 1947, já residente em Erval Grande, Francisco abriu uma nova casa comercial bem mais estruturada, fruto da experiência e do sucesso obtido com a primeira casa comercial.

Em 1960, com a migração para Porto Alegre, a família Zaffari abriu seu primeiro atacado na Capital e, em 1965, o seu primeiro supermercado, na Avenida Protásio Alves. Ao longo dos anos, a Companhia Zaffari foi crescendo cada vez mais. Novas lojas foram surgindo em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul. Hoje, a Companhia possui, em Porto Alegre, 17 supermercados e três hipermercados – o Bourbon –, além de outros tantos supermercados, hipermercados e shoppings centers em todo o Rio Grande do Sul. Em 2008, o empreendimento inaugurou sua primeira loja em São Paulo e, em 2009, o Hipermercado Zaffari Center Lar em Porto Alegre, com área total de 7,3 mil metros quadrados.

Em 20 de setembro de 2010, completaram-se 50 anos da chegada da família e da Companhia Zaffari a Porto Alegre. Os concertos comunitários e as peças publicitárias do Zaffari tornaram-se característicos da relação entre o empreendimento e os valores locais. A Companhia ainda realiza outras importantes ações sociais por meio do Projeto Gente Consciente, que, mediante cartilhas, busca conscientizar as crianças sobre os direitos dos consumidores, os benefícios da economia da água e o respeito à natureza.

Além disso, o Projeto Gente Consciente realiza palestras sobre temas relevantes para as comunidades, pratica e ensina a solidariedade por meio dos chamados Pedágios do Brinquedo, onde crianças e adultos podem doar brinquedos, e oferece a apresentação de peças teatrais, contação de histórias e momentos de lazer para as crianças.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)