Homenagem

Câmara homenageia os 75 anos do Programa Hora Israelita

  • Movimentação de plenário. Homenagem aos 75 Anos do Programa de Rádio Hora Israelita.
    Diretor Fábio Rosenfeld disse que Hora Israelita é um dos programas mais longevos do Brasil (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Homenagem aos 75 Anos do Programa de Rádio Hora Israelita.
    Vereadora Mônica Leal (PP) foi a proponente da homenagem (Foto: Martha Izabel/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (6/9) para assinalar o transcurso dos 75 anos do Programa de Rádio Hora Israelita. A proposição foi feita pela vereadora Mônica Leal (PP), que destacou como justa a homenagem ao Programa que “nascia em 1946, fruto da iniciativa de um grupo de jovens judeus porto-alegrenses, para divulgar a história e cultura judaica, com o objetivo  de permanecerem ligados às origens e de aproximar a sociedade à comunidade local”.

A parlamentar destacou como inédito e louvável o tempo de existência da Hora Israelita, presente na divulgação de momentos importantes da história e sempre primando pela divulgação dos valores do povo judeu e atenção com a comunidade judaica gaúcha. “Posso dizer que 75 anos são um fenômeno em um país de tantos projetos que não duram e culturas são esquecidas no tempo e na história. Esse é um feito para poucos, resultado de dedicação, competência, comprometimento com a história, seriedade na busca de conteúdo, fidelidade do público, com uma comunidade tão unida e público cativo, e a confiança da emissora que os sediou, a Rádio Bandeirantes. A história do Programa caminha junto com a história do rádio brasileiro, que, em 2022, completará 100 anos”, destacou Mônica Leal.

Ao agradecer a homenagem, o diretor e comentarista do Programa e também presidente do Likud Brasil, Fábio Rosenfeld, disse que a Hora Israelita é “um dos programas mais longevos do Brasil e talvez do mundo". Desde sua primeira audição, contou, a Hora foi planejada para ser um programa semanal, sempre domingo de manhã, com música, cultura, notícias, correspondentes. "Em 75 anos, foi mudando de emissora, horário, mas nunca mudou de ideal, nunca economizou esforços para cumprir suas finalidades, como promover o sionismo e fazer o contraponto da mídia tendenciosa que insiste em criticar injustamente Israel como Estado de apartheid, e o compromisso com a verdade", afirmou Rosenfeld ao citar que Israel é referência em desenvolvimento, inovação, pesquisas e avanços tecnológicos que beneficiam não apenas judeus, mas o mundo inteiro.

Também prestaram suas homenagens, em apartes, os vereadores Airto Ferronato (PSB), Cláudia Araújo (PSD), Comandante Nádia (DEM), Lourdes Sprenger (MDB), Professor Cláudio Franzen (PSDB) e o presidente do Legislativo, Márcio Bins Ely (PDT), que coordenou os trabalhos. A mesa contou também com a presença da representante da Na’amat Pioneiras, Suzete Suslik Zylbersztejn.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:IsraeljudeusrádioprogramaHora Israelita