Sessão solene

Câmara homenageia os 83 anos da Casa de Portugal

  • Sessão Solene em homenagem aos 83 anos da Casa de Portugal
    Na foto, a partir da esquerda: Adelino Soares, Manoel Tomaz, Mauro Pinheiro, Adriana Ribeiro e Antônio da Graça (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem aos 83 anos da Casa de Portugal. Na foto, o grupo Alma Lusitana
    Grupo Alma Lusitana interpretou fados ao final da cerimônia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (21/11), sessão solene em homenagem aos 83 anos da Casa de Portugal. Autor da proposta, o vereador Mauro Pinheiro (Rede) também presidiu a sessão realizada no Plenário Otávio Rocha do Legislativo. Em sua fala, Pinheiro lembrou de suas origens portuguesas. “Sou cidadão português, temos grande estima por esse país, me sinto honrado em poder homenageá-lo. Tenho muita admiração por todos, nosso gabinete está sempre de portas abertas à comunidade portuguesa”, disse.

O vereador salientou a história de sua família e sua intenção de ajudar a difundir essa origem. “A Casa de Portugal é, sem dúvida, o local que mais representa a comunidade e atua junto ao consulado, mantendo as tradições”, finalizou, agradecendo, em nome de todos os vereadores da Capital, o trabalho realizado pelos homenageados.

A propaganda das atividades culturais e artísticas foram destacadas pela vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana Ribeiro. “Cada Casa de Portugal tem o seu monumento adaptado ao país onde está. Onde há um português, há uma casa portuguesa, um lugar acolhedor e que gosta de receber as pessoas”, afirmou, salientando que todas as Casas de Portugal espalhadas pelo mundo trabalham diretamente com os consulados de Portugal no país. Adriana ainda comentou que as pessoas estão vivendo mais uma vida virtual. “É importante as pessoas se encontrarem, darem um abraço, fazerem refeições juntas e terem contato físico. Na Casa de Portugal, os portugueses sabem que podem encontrar seus conterrâneos", relatou.

O presidente da Casa de Portugal, Manoel Tomaz, disse que os portugueses que vieram para Porto Alegre o fizeram em busca de novas oportunidades e aqui encontram um lugar para chamar de lar. "A Casa de Portugal oferece canal de comunicação através de diversas atividades sociais e culturais, proporcionando o encontro de nosso povo e descendentes. Um deles é uma grande atividade gastronômica, onde os próprios sócios executam pratos”, lembrou, agradecendo a homenagem recebida e ao povo gaúcho pela acolhida.

Também prestigiaram a sessão o conselheiro da área consular das comunidades portuguesas no RS, Antônio da Graça; o presidente do conselho da Casa de Portugal, Adelino de Oliveira Soares, e os vereadores Valter Nagelstein (PMDB) e Reginaldo Pujol (DEM).

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)