Plenário

Câmara inclui Semana Municipal da Vasectomia no Calendário de Eventos

Manifestações de lideranças na sessão desta quarta (24/6). Na foto: vereador Clàudio Janta
Manifestações de lideranças na sessão desta quarta (24/6). Na foto: vereador Clàudio Janta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade, na tarde desta segunda-feira (27/7), em sessão extraordinária virtual, o projeto de lei de autoria do vereador Clàudio Janta (SD) que inclui a efeméride Semana Municipal da Vasectomia no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a ser celebrada no período compreendido entre os dias 10 e 17 de novembro. Na Semana Municipal da Vasectomia serão realizadas atividades destinadas às divulgações informativas, educacionais, técnicas e científicas que assegurem a prática do planejamento familiar, bem como a divulgação e a difusão do método contraceptivo.

Janta justifica o projeto dizendo que cada família decide se deseja ter filhos e quantos. Esse é um assunto que diz respeito à privacidade das pessoas. Se o casal decidir não ter mais filhos, o homem pode colaborar com esse processo optando por uma vasectomia. De acordo com o vereador, o procedimento costuma ser rápido, pouco invasivo e pode ser realizado até em ambulatório, sem a necessidade de um centro cirúrgico. Em menos de 30 minutos, o homem está liberado e pode ir para casa tranquilamente.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)