Comunidades

Câmara inicia maratona de visitas pelo bairro Farrapos

Vereadores verificam demandas Foto: Jonathan Heckler
Vereadores verificam demandas Foto: Jonathan Heckler
A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou, nesta sexta-feira (23/3), pelo Bairro Farrapos, zona norte da Capital, uma maratona de visitas pela cidade no sentido de ouvir as comunidades, detectar problemas e colher exemplos positivos da administração pública (fotos). O Câmara nos Bairros, previsto para todas as sextas-feiras, faz um passeio acompanhado dos moradores, que vão detalhando agruras e necessidades, mostrando o sentimento de cada um. A iniciativa da Câmara é para aproximar os vereadores das comunidades, salienta o presidente da Casa, Mauro Zacher (PDT).

A visita começou pela Casa de Bombas nº 5 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), na Rua Jaime Tolpolar esquina Adelino Machado de Souza. A principal queixa foi o número de alagamentos em dias de chuva. Segundo os moradores, as bombas não vencem o escoamento da água. Ivone Gomes, presidente da Associação de Defesa da Comunidade (Assdecom), falou da insegurança constante em dias de chuva, quando não apenas as ruas, mas os pátios das casas ficam debaixo dágua. “Não é nenhuma novidade a água entrar nas casas”, denuncia. Disse que o bairro cresce e com isso é preciso aumentar a capacidade dessa e de outras casas de bombas localizadas na região. 

Vilnei Machado da Silva, do DEP, disse que os alagamentos têm uma causa específica: a grande quantidade de lixo nas ruas obstrui a passagem da água e prejudica o escoamento pela casa de bombas. Silva culpou ainda a construção do trecho que dá início à freeway, que cobriu os canais de drenagem da água para o Guaíba.

Lixo e detritos

A grande quantidade de lixo nas ruas e nos pátios aumenta a proliferação de animais, principalmente ratos, baratas e mosquitos. Ao lado disso, o lançamento de detritos, como restos de construções, no meio-fio colabora bastante com os alagamentos, aumentando os problemas de saúde, “principalmente das crianças que circulam pelas ruas, indo ou voltando da escola", observa Ana Reni Rodrigues, vice-presidente da Assdecom.

O chefe de gabinete do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Eduardo Rava, disse que o órgão não vence o recolhimento de detritos. “Retroescavadeiras são usadas para limpar as ruas, mas nem bem se termina uma operação tem que se iniciar outra porque o lixo aparece em outros pontos do bairro", lamentou.

Enquanto a comitiva visitava o final da Rua Voluntários da Pátria, próximo à construção da Arena do Grêmio, uma Kombi lançava lixo na beira da estrada, entre eles ossos de um açougue que nem se preocupou em retirar o selo da mercadoria. O DMLU recolheu as etiquetas e vai notificar o proprietário. Enquanto isso, os cães se banqueteavam com os restos de carne lançados à luz do dia.

Rodovia do Parque

A construção do anel viário que faz a ligação com a Rodovia do Parque, junto ao novo estádio de futebol do Grêmio, provocará a remoção de 16 famílias que moram na extremidade da Vila Liberdade. A comunidade e o setor jurídico do Departamento Municipal de Habitação buscam uma solução, já que a área pertence ao Estado e para a remoção por meio de programas do município ela precisa ser regularizada.
Outras cerca de 80 famílias, estas moradoras da Vila Liberdade deverão ser levadas para uma área próxima, localizada na rua Frederico Mentz. Essa remoção é necessária para que haja espaço para a retomada das etapas de construção de moradias previstas no Programa Integrado Entrada da Cidade (Piec) e que beneficiará, ao todo, perto de 600 famílias. 

UBS Farrapos

A construção da Arena também provocou um aumento na demanda de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Muitos dos trabalhadores, em torno de 2.500, se instalaram com suas famílias nas proximidades e procuram atendimento no local. Isso fez crescer consideravelmente o volume de pessoas procurando a unidade, segundo a médica Rejane Frazão. Além disso, há uma deficiência de profissionais. “Temos hoje um prontuário de quase 7 mil atendimentos”, diz ela, alegando a necessidade de médicos da saúde da família e clinico geral.

O vereador Toni Proença (PPL), que participou da visita ao lado do vereador José Freitas (PRB), combinou com o presidente Mauro Zacher que a empreiteira OAS, responsável pela construção da Arena, seja procurada e que haja uma negociação de contrapartida da empresa para ampliar o atendimento à saúde na UBS Farrapos e arredores.
Um fato positivo constatado na visita é de que a informatização da saúde melhorou, tanto na marcação de consultas como no encaminhamento de pacientes para os hospitais, conforme a médica responsável pela UBS.

Relatório

Mauro Zacher finalizou a visita prometendo aos moradores uma atenção permanente da Câmara às demandas do Bairro Farrapos. O vereador também disse que os assuntos tratados, bem como os pedidos dos moradores entregues no início da atividade, farão parte de um relatório a ser enviado às secretarias e autarquias, todos acompanhados de um pedido de providências.

Flávio Damiani (Reg. Prof. 6180)