250 ANOS

Câmara instala cápsula do tempo a ser aberta em 2073

  • Descerramento da placa alusiva a Cápsula do Tempo dos 250 Anos da Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Cápsula será aberta no aniversário de 300 anos da Câmara, em 2073 (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Descerramento da placa alusiva a Cápsula do Tempo dos 250 Anos da Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Vereadores participaram do ato de instalação da cápsula do tempo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou nesta segunda-feira (11/12) uma cápsula do tempo. A cápsula foi instalada na parede do Salão Adel Carvalho, no Palácio Aloísio Filho, e inclui cartas e fotografias escritas por vereadores e servidores que compõem o quadro do Legislativo no ano em que comemora 250 anos. A ação integra o calendário de festividades do aniversário do parlamento. A ideia é que o baú seja aberto apenas em 2073, quando a Câmara celebrará 300 anos.

“É um ato simbólico de registro da história que escrevemos até aqui e dos desejos que estes vereadores e servidores têm para a nossa Câmara e para a cidade. Qual Porto Alegre teremos daqui a 50 anos? Quais as discussões que serão pauta na Câmara de 2073? Essas e tantas outras curiosidades estão nas cartas escritas e depositadas na cápsula”, conta o presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Além de cartas, foram incluídas fotografias de gabinetes e de momentos importantes dos 250 anos da Câmara, bem como itens que representam a festividade de aniversário (pins, bottons, crachá de servidor, medalhas e honrarias que o parlamento concede).

Texto

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)