Câmara instala Comissão de Ética e elege presidente, vice e corregedor
Foi escolhido como presidente da Comissão de Ética o vereador Jessé Sangalli (PL), como vice-presidente o vereador Aldacir Oliboni (PT), e como corregedor o vereador Hamilton Sossmeier (PODE).
Comissão de Ética é composta por 12 membros, formada pelo critério da proporcionalidade partidária (Foto: Ederson Nunes/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório) Os eleitos para a Comissão de Ética: vice-presidente, vereador Aldacir Oliboni; presidente, vereador Jessé Sangalli; e corregedor, vereador Hamilton Sossmeier (Foto: Ederson Nunes/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
Nesta segunda-feira (17/02), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou a instalação da Comissão de Ética e a eleição do presidente, vice-presidente e corregedor para a Sessão Legislativa de 2025. A reunião aconteceu no Salão Adel Carvalho e foi conduzida pela presidente do Legislativo, vereadora Comandante Nádia (PL).
A presidente destacou a importância da Comissão de Ética, composta por 12 membros, formada pelo critério da proporcionalidade partidária. Lembrou também que, diferente das comissões permanentes da Casa, a Comissão de Ética se reúne quando necessário, não tem uma periodicidade semanal como as demais. Sobre a continuidade dos trabalhos, Nádia salientou que a Comissão de Ética conta com “um secretário de comissão concursado, para ter a memória, para que a gente não perca o que tem acontecido nas comissões”.
Foi escolhido como presidente da Comissão de Ética o vereador Jessé Sangalli (PL), como vice-presidente o vereador Aldacir Oliboni (PT), e como corregedor o vereador Hamilton Sossmeier (PODE). A Comissão também terá como membros os seguintes parlamentares: Alexandre Bublitz (PT), Giovani Culau e Coletivo (PCdoB), José Freitas (Republicanos), Karen Santos (PSOL), Marcelo Bernardi (PSDB), Marcos Felipi (Cidadania), Mariana Lescano (PP), Rafael Fleck (MDB), e Tiago Albrecht (NOVO).
Comissão de Ética
Criada em 2021, através de um projeto de resolução da Mesa Diretora, a Comissão de Ética tem por objetivo processar denúncias contra vereadores e vereadoras por infrações dispostas no Código de Ética Parlamentar do Legislativo Municipal. A Comissão é composta por 12 membros – observado o critério da proporcionalidade de partidos ou blocos partidários – que elegem o presidente, o vice e o corregedor dentre seus integrantes. Sua formação se dá no início de cada sessão legislativa, com mandato até 31 de dezembro do ano da sua formação.