INSTITUCIONAL

Câmara instala Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial

  • Ato Solene de instituição da Comissão Permanente de Promoção à Igualdade Racial
    Comissão buscará ações em prol da igualdade racial no Legislativo (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Ato Solene de instituição da Comissão Permanente de Promoção à Igualdade Racial
    Sossmeier (ao microfone) destacou a importância da CPPIR (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou oficialmente nesta segunda-feira (15/05) sua Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR). A Comissão tem por objetivo articular ações para o desenvolvimento e acompanhamento de atividades que viabilizem boas práticas em prol da igualdade racial, combate à discriminação e valorização da cultura negra no âmbito do Legislativo. O ato de instalação ocorreu no Plenário Ana Terra. 

O presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), destacou a importância da CPPIR como ferramenta da promoção de igualdade no Legislativo. "A Câmara é o poder que representa, de fato e direito, a população porto-alegrense como um todo. Por essa razão, é imprescindível que possamos garantir que toda essa pluralidade de ideias e de existências estejam presentes nesta Casa. A Comissão servirá como base para que, em conjunto, busquemos combater o racismo", salientou. 

"A igualdade racial e o combate à discriminação são temas de extrema importância que buscam garantir a justiça social e a dignidade humana para todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica. A luta por igualdade racial, portanto, deve ser uma realidade na Câmara, através da criação da Comissão", afirmou o coordenador da CPPIR, Ritchele Luis Vergara da Fontoura.

A Comissão atuará no assessoramento da gestão do Legislativo na condução de denúncias de  discriminação racial, propondo eventos, palestras e campanhas, cursos e capacitações voltados às políticas públicas de igualdade racial e de esclarecimento quanto à identificação das práticas discriminatórias decorrentes do preconceito de raça e etnia. A CPPIR ficará responsável ainda pela elaboração de um Calendário da Negritude, no qual estarão inseridos a Feira de Artesanato da Mulher Latino-Americana Caribenha, a Feira de Mulheres Negras Empreendedoras, e a Semana de Consciencia Negra, já realizadas pela Casa. 

 

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)