INSTITUCIONAL

Câmara instala Frente Parlamentar Contra o Etarismo

  • Lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Etarismo.
    Lançamento da Frente Parlamentar aconteceu no Plenário Ana Terra (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Etarismo.
    A iniciativa foi da vereadora Lourdes Sprenger (MDB) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (05/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou a abertura da Frente Parlamentar Contra o Etarismo, com a iniciativa da vereadora Lourdes Sprenger (MDB). A cerimônia ocorreu no Plenário Ana Terra, e contou com a presença da representante do Tribunal Regional Eleitoral, Débora Vicente; da agente titular da Delegacia da Pessoa Idosa, delegada Ana Luiza Caruso; da representante do Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI) 2024, Anna Fonseca; da representante da OAB/RS - conselheira seccional e 1ª vice-presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/RS, Fabiana Bica Machado; e de entidades sociais, como a Fundação Bichoterapia, a Associação dos Protetores Independentes, e a instituição Divas da Alegria.

 

A vereadora proponente destacou a importância da criação de uma Frente que trate do etarismo na cidade de Porto Alegre. Para ela, mais do que combater o preconceito com pessoas da 3a idade, a nova Frente Parlamentar tem como objetivo debater as políticas públicas mais adequadas à população idosa do município.

 

“Segundo o IBGE, de 2012 a 2015, a parcela de pessoas com mais de 60 anos passou de 11% para 14%, e, em 2045, metade da população será idosa. Em 2050, o Brasil será o sexto país mais velho do mundo”, evidenciou Lourdes, ao reafirmar a necessidade de priorizar a discussão de políticas públicas consolidadas à população com mais de 60 anos de Porto Alegre.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)