INSTITUCIONAL

Câmara instala Frente Parlamentar de Desenvolvimento dos Esportes Náuticos

Reunião de abertura da Frente Parlamentar de Desenvolvimentos dos Esportes Náuticos e Hidroviário
Vereadores e autoridades participam da abertura da Frente Parlamentar (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Na tarde desta sexta-feira (02/06), a Câmara Municipal de Porto Alegre instalou a Frente Parlamentar de Desenvolvimento dos Esportes Náuticos. O evento de abertura ocorreu no Plenário Ana Terra e teve como proponente o vereador Moisés Barboza (PSDB). Também estiveram presentes os vereadores Idenir Cecchim (MDB), Mari Pimentel (NOVO), Conselheiro Marcelo (PSDB) e Tiago Albrecht (NOVO). 

Na ocasião, além da instalação da nova Frente Parlamentar, também foi feita uma reunião conjunta com a Frente Parlamentar do Desenvolvimento Hidroviário do Lago Guaíba, na qual foram debatidos temas como a Lei Municipal 12.848, de 20 de julho de 2021, que institui a Política Municipal de Sustentabilidade Hidroviária de Porto Alegre; a dragagem do Guaíba, a possibilidade de realização da etapa Brasil de powerboat na Capital, entre outros.

O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, parabenizou a iniciativa e garantiu que o município está trabalhando para potencializar o desenvolvimento do Guaíba e seu entorno. “Porto Alegre tem muitas riquezas, mas a principal delas é o Guaíba”, declarou. 

O presidente da Fepam, Renato Chagas, falou sobre as ações do Estado em relação às melhorias na orla e no Guaíba, tais como a criação do licenciamento hidroviário e da autarquia Portos RS. “Para incrementar o uso do Lago, não é por falta de regramento”, afirmou.

No encerramento, o vereador Moisés apontou a satisfação de ver nascer esse debate na Câmara e observou a importância das Frentes Parlamentares como espaços de construções para a cidade. “Está caindo de maduro a questão de dragar o Guaíba. Existem técnicas para retirar esses materiais, sem agredir o meio ambiente”, finalizou.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)