Câmara instala Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem
Grupo terá apoio técnico de médicos especialistas e dois debates temáticos por mês
A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na manhã desta quarta-feira (19/4), a Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem, em solenidade que contou com a com a participação do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, dirigentes de instituições de saúde, médicos, representantes institucionais e cidadãos interessados no tema.
A Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem foi proposta e será presidida pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que terá como seu vice o vereador Dr. Goulart (PTB). De acordo com o proponente, "essa Frente Parlamentar atende a uma demanda de profissionais especializados e entidades defensoras de políticas públicas que possibilitem a promoção da saúde do homem", lembrando que o sucesso desse trabalho será possível com a participação da sociedade civil e organizada.
Mendes Ribeiro iniciou as atividades da Frente Parlamentar referindo a inexistência de atenção específica à saúde do homem, ao salientar que "atualmente, as políticas públicas de saúde priorizam as crianças, mulheres e idosos". O parlamentar explicou que a Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem é muito complexa e terá o apoio técnico do médico José Acioli Jobim Fossari, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), observando que serão realizadas duas reuniões temáticas mensais, com as questões que mais afetam a saúde do homem, "para que no mês de novembro seja elaborado o relatório final, com informações precisas à sociedade e sugestões de políticas públicas a serem implementadas em prol da saúde do homem".
O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, manifestou o seu apoio à iniciativa, ressaltando o ineditismo da Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem. O secretário apresentou e disponibilizou o médico Thiago Franklin, responsável pela atenção à saúde primária do município, para colaborar com a Frente Parlamentar, lembrando que a prevenção ou a identificação precoce de doenças "abrevia os males e até a morte", referindo benefícios como o aumento da qualidade de vida do homem, a redução de sofrimentos pessoais e familiares, além da diminuição do impacto financeiro e social.
Participantes
Também participaram do ato o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador André Carús (PMDB), o diretor Administrativo e Financeiro do GHC, Ibanez Filter, o médico Iniold Cavalheiro, urologista do GHC, o representante da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, médico Jorge Lima Hetzel, o representante do Hospital da PUC/RS, Haroldo Braga Filho, o representante do Hospital de Clínicas, médico Brasil da Silva Neto, o representante da Secretaria estadual da Saúde, médico Carlos Antônio da Silva, e a presidente do Instituto da Saúde da Próstata (Imprós), Enilda Ferreira.
Temas para debates
Em seis meses, a Frente Parlamentar vai debater temas e especialidades como: andrologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, psiquiatria, neurologia, cardiologia, nutrição, ortopedia, proctologia e urologia. Além disso, durante a reunião também foram sugeridos debates sobre a violência física, psicológica e urbana.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)