Institucional

Câmara instala Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista

  • Frente parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Autistas.
    Frente já tem reuniões agendadas com três secretarias do município (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Frente parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Autistas. Na foto, ao microfone, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coedep), Jussara Muller.
    Janta (ao centro) coordenará os trabalhos (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na tarde desta terça-feira (23/04), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista. Proposta pelo vereador Clàudio Janta (SD), a intenção da Frente, que terá reuniões quinzenais, é ouvir instituições, associações, a comunidade, familiares, pais e mães de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir dessas reuniões e das propostas nelas apresentadas, a ideia é fazer o Legislativo compreender as necessidades de quem tem TEA e, com isso, gerar soluções. 

Segundo o vereador Janta, “nós aprovamos nesta Casa, no ano passado, a criação do Censo de Inclusão de Autistas para a criação do Programa Censo de Inclusão de Autistas”. Na oportunidade, o parlamentar sublinhou a relevância de saber quantas são as pessoas que têm o transtorno, onde elas estão e quais as necessidades que elas enfrentam. “Precisamos combater o preconceito”, afirmou Janta ao relatar que “já temos reuniões agendadas com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse) parar debatermos o assunto”.  

O evento foi aberto ao público em geral e contou com a presença de representantes da sociedade e do Estado. Ainda de acordo com o proponente, direcionado a todos os participantes, ele destacou a influência da Frente para “tratarmos e empregarmos políticas públicas urgentes”. 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Tópicos:Frente Parlamentarautismoautista