Plenário

Câmara institui Frente para discutir o parlamentarismo

Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador João Carlos Nedel.
Vereador João Carlos Nedel (PP), autor da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unaminidade, nesta segunda-feira (22/10), o requerimento do vereador João Carlos Nedel (PP) para a constituição da Frente Parlamentar para Implantação do Parlamentarismo (Frenparlamentarismo). Nedel sugere a discussão sobre a mudança do atual sistema presidencialista para o parlamentarista como avanço à estrutura sóciopolítica do país. 

“No Brasil, o sistema presidencialista vigente está exaurido e potencialmente falido. Isso é facilmente constatável pela movimentação político-institucional, com perda da credibilidade e até mesmo antagonismo popular para os governos, em todos os níveis, assim como para a classe política”, disse. 

O vereador citou o sistema parlamentarista vigente na Europa como superior ao presidencialismo, seja nas repúblicas, seja nas monarquias constitucionais. “O parlamentarismo pressupõe a existência de uma legislação clara e específica sobre candidatos e candidaturas. Com isso, a criação de uma Frenparlamentar pretende levar à discussão aberta com a sociedade e seus diversos segmentos em nível municipal”, justificou Nedel.  

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
            Alex Marchand (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)