INSTITUCIONAL

Câmara irá digitalizar mais de 6 milhões de documentos

  • Presidente Hamilton Sossmeier acompanha o processo de digitalização de documentos do acervo da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
    Sossmeier acompanha o processo de digitalização de documentos (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)
  • Presidente Hamilton Sossmeier acompanha o processo de digitalização de documentos do acervo da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
    Serviço deve ser concluído em março de 2024 (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre irá digitalizar mais de 6 milhões de documentos oficiais dos seus acervos históricos e administrativos. O processo de digitalização vem sendo executado pela empresa Taugor Corporation e deve ser concluído até março de 2024.

O presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), acompanhou a realização do serviço. "Estão sendo digitalizados 150 mil documentos a cada 10 dias. É uma demanda antiga do Legislativo e que começa a ser solucionada neste ano tão simbólico, em que a Câmara celebra 250 anos. Trata-se de garantir a preservação da memória do Legislativo e, mais do que isso, facilitar o acesso dos servidores e da população a documentos que contam a história da Casa e, por consequência, da cidade", afirmou.

O processo de digitalização envolve diversos serviços, como a preparação, higienização, captura, digitalização, tratamento das imagens, conferência, controle de qualidade, indexação, aplicação de Optical Character Recognition (OCR), transferência das imagens digitalizadas e seus metadados para o servidor da Câmara e finalização. Para a execução, é necessária a atuação de cinco funcionários especializados, que atuam diariamente na sede do Legislativo. O contrato do serviço prevê o pagamento fracionado, realizado apenas após a entrega de cada lote de 150 mil digitalizações, somando 40 lotes. Serão investidos, conforme o contrato, R$ 540 mil. 

"Quando se trata da memória da instituição, todo cuidado é pouco, pois precisamos preservar a história do Legislativo municipal e continuar oportunizando o acesso à informação para todos. Temos feito um trabalho diário e rigoroso, que resultará numa importante entrega ao parlamento e aos porto-alegrenses", afirma Gustavo Brock, diretor administrativo da Câmara Municipal. Ele coordena o processo junto à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (Copad), composta pelos servidores Anderson Felipe Freitag, Andrea Godoi de Avila, Giovana Rigo, Giselle Geniffer Schorr, Jaderson Alan Markus Borgelt, Maria Clara Bastos e Maurício Bergmann.

 

Texto

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)