Câmara lança livro e exposição que contam história do Legislativo de 1947 a 1988
Foi lançado em ato realizado nesta segunda-feira (18/09) o livro "Câmara e Memória - Legislaturas da Câmara Municipal de Porto Alegre 1947/1988". Além do lançamento da publicação, também foi aberta a exposição sobre o mesmo tema, no espaço T Cultural do Legislativo (Avenida Loureiro da Silva, 255 - 2º piso), que funcionará até o dia 18 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h, exceto em feriados. O livro e a exposição são uma realização da Seção de Memorial da Câmara.
Durante o ato, o presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), destacou a simbologia do ano de 2023, pois celebra a chegada aos 250 anos da existência da Câmara. "Neste ano, assim como falar de futuro é imprescindível, também se faz relembrar o passado. Valorizar e contar infinitas vezes a história dos homens e mulheres que dedicaram seu tempo e biografia a escrever as páginas que compõem a história deste parlamento. E é para isso que estamos aqui hoje", disse. "Como parte das comemorações do nosso aniversário, resgatamos a história, a composição e os feitos de nove legislaturas neste projeto brilhantemente produzido, e que se torna uma relíquia desta Casa", afirmou.
"A gente vem trabalhando ao longo dos anos justamente para reunir as memórias que os vereadores vão produzindo. Essas memórias se refletem nos diversos acervos que a gente tem: acervo documental, de fototeca, de mídia digital, e todos estes hoje estão reunidos aqui de uma forma clara, elaborada, compilada, para a exposição nesses 250 anos da Câmara", conta a servidora da Seção de Memorial, Andrea Godoi de Avila, que coordenou os trabalhos.
O livro Câmara e Memória - Legislaturas da Câmara Municipal de Porto Alegre é resultado das pesquisas dos estagiários Camila Grossmann Guilland, Guilherme Falcão Goulart, Irã Pereira Goulart e Rafael Modesto Flores, e busca resgatar, em dois tomos, a memória de homens e mulheres que construíram o parlamento da Capital ao longo do tempo, de 1947 a 2020. Este primeiro volume, lançado no ato, inicia-se com a 1ª Legislatura, em 1947, no âmbito da retomada das atividades parlamentares das câmaras municipais no país, após a Era Vargas, e finaliza no ano de 1988, quando da reintrodução do Brasil no Estado Democrático de Direito, constituindo nove legislaturas pesquisadas.
O ato de lançamento contou com a presença dos ex-vereadores Lauro Quadros, Vieira da Cunha, Nelcir Tessaro, de servidores, vereadores da atual legislatura e diretores da Casa.