Comunicações

Câmara lembra 25 anos da CUT

Woyciechowski falou sobre os desafios na homenagem aos 25 anos da CUT Foto: Elson Sempé Pedroso
Woyciechowski falou sobre os desafios na homenagem aos 25 anos da CUT Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou nesta quinta-feira (28/8) homenagem pelo aniversário de 25 anos da Central Única dos Trabalhadores, fundada em São Paulo no dia 28 de agosto de 1983. A cerimônia foi proposta pelo vereador Carlos Comassetto (PT), que fez um histórico da entidade, destacando sua atuação em defesa dos trabalhadores brasileiros.

Comassetto observou que a Central representa atualmente 3,3 mil sindicatos e possui 22,5 milhões de filiados. "A CUT está presente hoje na defesa da Previdência Social pública, em favor de mudanças na política macroeconômica, na luta por uma reforma política e contra a corrupção, além de defender reajustes reais para o salário mínimo."

O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, lembrou que a CUT nasceu junto com o amplo processo de reestruturação da sociedade iniciado no começo dos anos 80, com o enfraquecimento do regime militar. "Neste cenário, surgiu o novo sindicalismo, reunindo os líderes de trabalhadores que eram contrários aos métodos dos sindicatos tradicionais."

Conforme Woyciechowski, o desafio da entidade foi dar um caráter permanente à organização dos trabalhadores. "Foi assim que a CUT participou de campanhas como as Diretas Já, pelo impeachment de Fernando Collor e pela reforma agrária." Acrescentou que hoje o desafio é levar o sindicalismo aos pontos mais remotos do país. "É fácil fazer sindicalismo em grandes cidades, difícil é fazer no Oiapoque ou no Chuí."

Aprimoramento

Margarete Moraes (PT) disse que a CUT é sinônomio de dignidade na luta por um futuro melhor para o Brasil. "É uma referência, pois representa o aprimoramento da democracia em nosso país." Maristela Maffei (PCdoB) ressaltou que "a criação da CUT trouxe ao país um novo momento de organização e de conquista dos trabalhadores." Marcelo Danéris (PT) observou que os 25 anos da CUT marcam um período importante de conquistas para o Brasil. "A CUT surgiu tanto para defender os interesses dos trabalhadores quanto para defender a democracia brasileira."

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Central Única dos Trabalhadores comemora 25 anos