Institucional

Câmara Municipal adota medidas para contenção da Covid-19

Normas restringem circulação na Casa e determinam a vota de reuniões on-line

Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho.
Horário de funcionamento será das 10h às 16h e visitantes serão limitados (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre volta adotar, a partir desta terça-feira (23/2), medidas restritivas em seu funcionamento. Após avaliação da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), sobre o grande aumento de casos de Covid-19 na capital e em todo o Rio Grande do Sul, e considerando a grande circulação de pessoas nas dependências da sede do Legislativo, restrições de circulação que estiveram em vigor no ano passado, além do retorno do trabalho de plenário de forma exclusivamente virtual, passam a valer novamente a partir de amanhã.

As restrições incluem o limite a um visitante por vez em gabinete de vereador ou vereadora, ou setor de trabalho da Câmara; horário de funcionamento – de modo a evitar aglomerações no transporte público – das 10h às 16h; reuniões plenárias, de diretorias, setores e gabinetes por teleconferência; e presença máxima de 25% do total de servidores por sala ou gabinete. Também faz parte das medidas a manutenção exclusiva em trabalho remoto de servidores que pertencem a grupos de risco para a Covid-19 e, àqueles que estiverem em retorno de férias ou viagens, trabalho remoto por 14 dias. 

Cuidados

As medidas determinam ainda que servidores com sintomas respiratórios (tosse, dor de garganta), febre, cansaço, diarreia, perda de olfato ou paladar devem permanecer em casa e contatar imediatamente o Serviço de Ambulatório da Câmara Municipal através de WhatsApp ou chamada telefônica para as devidas orientações e condutas. Já servidores com familiares com Covid-19 ou com suspeita devem permanecer em casa e solicitar ao ambulatório as orientações de procedimento.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)