ATIVIDADE LEGISLATIVA

Camara Municipal dá apoio à cultura na 69ª Feira do Livro

Vereador Pedro Ruas prestigiou a sessão solene e terá participação especial nos dias 11 e 14 de novembro junto ao estande (banca) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Pedro Ruas prestigia sessão solene na Praça da Alfandega
Pedro Ruas prestigia sessão solene na Praça da Alfandega
Tabajara e Pedro Ruas na Feira do Livro
Tabajara e Pedro Ruas na Feira do Livro

            A Sessão Solene externa que a Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu em alusão à 69a Feira do Livro e aos 250 anos do Legislativo – celebrados no dia 6 de setembro deste ano contou a a participação do vereador Pedro Ruas. A Sessão ocorreu na terça-feira, dia 31/10/2023) no auditório Carlos Urbim na Praça da Alfandega, foi conduzida pelo presidente vereador Hamilton Sossmeier (PTB), contou com a presença de vereadores; do presidente da Câmara Riograndense do Livro, Maximiliano Ledur e do Patrono Tabajara Ruas, além do público em geral. A Câmara de Vereadores é apoiadora do evento e contará, como ocorre todos os anos, com um estande e uma programação especial durante toda a Feira.

            Em sua manifestação na sessão solene, Ruas destacou o apoio da Câmara Municipal à realização da Feira do Livro, como mais uma das muitas ações de destaque e pioneirismo que a instituição promove perante e em favor da sociedade porto-alegrense. Dirigiu-se ao patrono, lembrando apenas dois feitos, um desses ainda no Século XIX. "Meu caro Tabajara Ruas, saiba que em 1894, portanto 4 anos antes da abolição da escravatura, a Câmara da Capital gaúcha declarou os escravos em Porto Alegre,  se antecipando à Lei Áurea e, naquele momento, contrariando lei superior. Em 1979, essa Câmara anistiou e reconduziu aos seus cargos os vereadores Glênio Peres e Marcos Klasmann, cassados em 1977 pela ditatura militar, único caso conhecido no Brasil. É desta Câmara que faz 250 anos e que comemora o Livro, o saber em praça pública, que estou falando. Tenho muito orgulho de participar desse momento”, concluiu.

Ao final da solenidade, ocorreu o lançamento e sessão de autógrafos do livro "A Câmara na cidade", de autoria do servidor aposentado do Legislativo, Jorge Barcellos.

            Intensa programação cívico/cultural

 

Livros
Livro da ARI pode ser adquirido na banca da entidade na Praça

            Nesta 69ª Feira do Livro, o vereador Pedro Ruas terá participação cívica e cultural no estande da Câmara Municipal de Porto Alegre. No dia 11 de novembro, sábado às 15h, Ruas participará do Memórias em Debate: roda de conversas com ex-vereadores cujas trajetórias figuram no livro “Câmara e Memória – legislauturas da Câmara Municipal de Porto Alegreq 1947 1988”.  Ruas é o único vereador que figura no livro e exerce mandato.

No Dia 14 de novembro/sábado, das 18h às 20h, o vereador Pedro Ruas receberá a diretoria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), e alguns dos autores do livro - "Entrevistas Póstumas: Eles deixaram as respostas. Nós fizemos as perguntas", para promover um bate papo com convidados. Na obra, que contempla escritores e personalidades marcantes do Rio Grande do Sul, figuram Apparício Torelly/o Barão de Itararé (entrevista coletiva póstuma feita por 50 jornalistas); Augusto Mayer, entrevistado por Magali Schmitt; Barbosa Lessa, por Jurema Josefa; Caio Fernando Abreu, por Flávia Cunha; Carlos Nobre, pelo filho jornalista Marco Antônio Villalobos; Érico Veríssimo e Mario Quintana, entrevistados por Antônio Goulart; Josué Guimaraes, por Flávio Dutra; Lara de Lemos por Tatiana Gomes; Lya Luft por Vera Guimarães, Moacir Scliar por Thamara da Costa Pereira; Paulo Santana por Nilson Souza; Sérgio Jockymann por Antônio Czamanski e Simões Lopes Neto por Patrícia Lima.  

Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre  está na Praça da Alfândega  desde 27 de outubro e seguirá até  15 de novembro. Um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil foi declarado, em 2010, como Patrimônio Imaterial da Capital. O evento literário é considerado referência no país, por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura. A programação cultural é 100% gratuita. É o mais antigo evento do gênero realizado de forma contínua no país.

Texto

Jornalista Jurema Josefa/ fotos Jimmy Azevedo

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)