Transporte

Câmara no Ônibus vistoria terminal da Uruguai

Sofia Cavedon, na vistoria ao Terminal Uruguai Foto: Jonathan Heckler
Sofia Cavedon, na vistoria ao Terminal Uruguai Foto: Jonathan Heckler
O projeto Câmara no Ônibus, da Câmara Municipal de Porto Alegre, fiscalizou, na manhã desta quarta-feira (16/11), o terminal da Rua Uruguai, no Centro Histórico da Capital. A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), e a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) ouviram as reclamações dos usuários. Segundo Fernanda, na linha Assunção as principais queixas dizem respeito aos ônibus já saírem lotados do Centro e ao fato de, nos finais de semana, sentido bairro-Centro, não cumprirem a tabela horária. Usuários da linha Belém Novo/Hípica disseram que os coletivos passam de hora em hora e sempre estão atrasados, piorando a situação nos finais de semana.

Antes, Sofia embarcou no ônibus IPE, linha 360. A população reclama que os ônibus, que deveriam sair de 20 em 20 minutos, saem até de 40 em 40 minutos. Nos finais de semana e feriados não há coletivos direto ao Centro – é preciso descer no terminal Alameda e fazer transbordo. Conforme Sofia, uma usuária relatou que há um motorista que para o coletivo na Estação Rodoviária e desce para comprar café. “Ela disse que a situação se repete todos os dias, o que é um absurdo.”

A vendedora Ana Sena, que utiliza o Praia de Belas, afirmou que já ligou várias vezes para o número 156 para reclamar do atendimento, mas nada é feito. “Sou campeã de ligar. Só dizem que está anotado e nada resolvem."

O Câmara no Ônibus surgiu a partir da manifestação das lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro. Desde abril, o projeto vem vistoriando as linhas de ônibus da Capital, conforme as reclamações que chegam à Câmara Municipal. Os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre podem manifestar sua opinião na Ouvidoria da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255 – 3º andar) ou no Quiosque da Ouvidoria no Mercado Público pelo fone 0800 510226, ou por e-mail: ouvidoria@camarapoa.rs.gov.br e presidencia@camarapoa.rs.gov.br. Também podem usar os serviços da Prefeitura ligando para 110, da EPTC, e 156 – Atendimento ao Cidadão.

Darlene Silveira (reg, prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência