Presidência

Câmara participa de implantação do atendimento estendido na UBS São Carlos

A comunidade terá acesso à Unidade Básica de Saúde do Bairro Agronomia até as 22 horas

  • Presidente participa da solenidade de entrega do primeiro posto de saúde com horário estendido a funcionar na Capital, a UBS São Carlos. Na foto, os vereadores Adeli Sell, Cassio Trogildo, Comandante Nádia, Dr. Thiago, Alvoni Medina, Aldacir Oliboni e Clàudio Janta, com os secretários municipal e estadual da Saúde, Erno Harzheim e João Gabbardo, e o ministro do Desenvolvimento, Osmar Terra
    Vereadores marcaram presença na solenidade ocorrida na sexta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Cassio Trogildo participa da solenidade de entrega do primeiro posto de saúde com horário estendido a funcionar na Capital, a UBS São Carlos. Na foto, presidnete Cassio Trogildo (dir.) cumprimenta o ministro da Saúde Ricardo Barros
    Trogildo cumprimenta o ministro da Saúde, Ricardo Barros (e) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Cassio Trogildo (PTB), acompanhado de colegas vereadores, participou, na sexta-feira (24/3), do ato solene que instituiu o atendimento estendido, até às 22 horas, na Unidade Básica de Saúde São Carlos (UBS), no Bairro Agronomia. A solenidade teve a participação de representantes das três esferas de governo e da comunidade, entre eles o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o vice-prefeito Gustavo Paim, secretários municipais, o secretário estadual da Saúde, João Gabardo dos Reis, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

O vereador Cassio Trogildo citou os nomes dos vereadores que prestigiaram a solenidade, para ressaltar que a Câmara Municipal está sempre presente nas importantes ações que envolvem a cidade. O presidente elogiou a iniciativa de estender o horário de atendimento, "que traz benefícios à população e deixa legado". Segundo o vereador, o atendimento com horário estendido vai beneficiar diferentes estruturas e áreas sociais e da saúde. 

O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, saudou os presentes e manifestou sua satisfação com as conquistas em benefício da saúde da Capital. Explicou que a UBS São Carlos é a primeira a ter o horário estendido em Porto Alegre para atender a região e não apenas os seus pacientes de referência, sendo o primeiro serviço básico de saúde a oferecer coleta de exames clínicos. "Este ato representa uma gestão com o cumprimento da promessa de campanha, em menos de três meses de trabalho", disse. Ele ressaltou a parceria entre iniciativas públicas e  privadas. O secretário agradeceu o apoio dos profissionais da UBS, à comunidade, à Secretaria Estadual da Saúde e ao Hospital São Lucas da Pucrs, que colaborou para a implantação da estrutura para a realização de exames clínicos no local.

O prefeito agradeceu o trabalho do secretário Erno e de sua equipe, "que colaboram para o cumprimento do compromisso de campanha". Marchezan ressaltou a importância da Câmara e o apoio das entidades e comunidades "para enfrentar os problemas da cidade". Disse que será necessário priorizar áreas de atuação, oferecer atenção aos mais humildes,  à saúde, à educação e à segurança. Informou ainda que não haverá plenárias do Orçamento Participativo neste ano, "como forma de superar os compromissos prioritários". Ele ainda pediu apoio aos governos federal e estadual para os projetos voltados aos problemas que envolvem os dependentes químicos e à ampliação do programa de atendimento básico da saúde da família, implantação de inovações, destacando o programa Telesaúde e outros.

Participaram desta solenidade os vereadores Clàudio Janta (SD), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Dr. Goulart (PTB), Dr. Thiago (DEM), Alvoni Medina (PRB), Aldacir Oliboni (PT), Reginaldo Pujol (DEM), Comandante Nádia (PMDB), Adeli Sell (PT) e André Carús (PMDB).

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)