Institucional

Câmara participa de reunião da rede “Escolas Parceiras”

Encontro serviu para alinhar novas atividades voltadas para o legislativo municipal

Encontro na Escola do Legislativo
Escolas discutiram uma programação de atividades

Na manhã desta quarta-feira (25/04), a Escola do Legislativo Julieta Battistioli sediou a reunião da Rede de Escolas de Instituições Públicas. Intitulado Escolas Parceiras, o grupo reúne escolas de diversas instituições com o objetivo de traçar estratégias e programação de interesse comum. Estiveram presentes a vice-presidente da Escola Superior de Advocacia Pública da Associação de Procuradores do Estado, Marcia Cadone, a representante da Escola Superior de Direito Municipal da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (ESDM), Juliana Sibele Silveira Darde, o técnico da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESCG) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Renato Pedroso, e o Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Jorge Barcellos.

O “Escolas Parceiras” foi constituído no início do ano como uma rede de escolas informal, e já objetiva a realização, no segundo semestre, de um seminário nacional sobre os 30 anos da Constituição Federal. O grupo ainda inclui a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, a Escola da Advocacia-Geral da União e a Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT).

Na reunião, foram apresentados a oferta de cursos de cada escola presente e as possibilidades de parceria e interesses.  Entre os campos de formação se destacaram os cursos apresentados entre os pares: relacionados à gestão e fiscalização de contratos, envolvendo o campo de preparo de servidores para os processos licitatórios e conhecimentos de legislação municipal; cursos de gestão de recursos humanos e processos, que buscam qualificar a prestação de serviços de agentes públicos e atividades de formação voltadas para o público externo, com palestras e seminários.

Uma das atividades previstas é a realização do I Encontro de Consultorias Jurídicas de Administração Pública, de alcance nacional, previsto para 2019. Renato Pedroso acredita que é importante a valorização dos servidores públicos como agentes de ensino. “Temos servidores que precisam qualificação em técnicas de ensino para aumentar sua produtividade em sala de aula, e isso pode ser realizado por meio de parcerias que o Escolas Parceiras permite”, destacou. Para Marcia Cadone, é preciso aprofundar a qualificação dos servidores, porque novos temas emergiram na agenda pública. “Por exemplo, estamos preparando um curso sobre Parcerias Público-Privadas, um tema importante nas novas estratégias de gestão do patrimônio público”, revelou.

Juliana Darde, da ESDM, apontou a necessidade também de cursos no campo da formação de agentes de saúde que precisam ser revistas. “Estamos com cursos em andamento no campo do direito à saúde porque esta é uma demanda frequente deste campo”, sinalizou. Para Jorge Barcellos, a parceria das escolas multiplica o alcance de formação. “A rede precisa mapear seus recursos, explorar conjuntamente seus espaços e disponibilizar acervos em comum. Estamos agindo em defesa do serviço público, dos trabalhadores públicos e das instituições democráticas”, analisou.

Texto: Matheus Closs (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)