INSTITUCIONAL

Câmara participa do Dia de Transparência

Assessores do Legislativo receberam orientações sobre serviços do Executivo

Encontro para treinamento de assessores "Um dia de transparência com a Câmara Municipal", em parceria com a Secretaria de Transparência. Ao microfone, o secretário de Governança Local, Cássio Trogildo.
Assessores receberam orientações da Prefeitura (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Assessores parlamentares da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) participaram na tarde desta terça-feira (31/8) do evento Um Dia de Transparência com a CMPA, promovido pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura da Capital e teve como objetivo apresentar os canais de acesso a informações dos serviços solicitados pelo Legislativo ao Executivo, para facilitar o relacionamento entre servidores e esclarecer questões de prazo e acompanhamento de demandas. 

A secretária-adjunta da SMTC, Luciane Rache, salientou que quanto mais os sistemas estiverem acessíveis, mais eficaz será o serviço prestado pela prefeitura. “O controle externo é o que mais impacta, daí a importância dos canais de relacionamento com servidores e cidadãos”. Segundo Luciana, na prática, é mais ágil a solicitação e atendimento de demandas pelo fone 156. Também foi ressaltado que o Serviço Eletrônico de Informação (SEI) da Câmara e da prefeitura não se intercomunicam e se fossem interligados agilizaria o atendimento, "por isso é necessário estarmos mais próximos", afirmou.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo, destacou a parceria entre gabinete do prefeito e as secretarias, no sentido de agilizar os atendimentos a Pedidos de Providências por vereadores e de serviços, através do fone 156, pelos assessores. Segundo Trogildo, “as secretarias de serviços, como os atendimentos do DMAE e DMLU,  respondem por 85% das demandas e é preciso que seja dada resposta ao solicitante do Pedido de Providência, no prazo de até 30 dias”. 

Entre as ferramentas de solicitação, atendimento e acompanhamento de serviços disponíveis a servidores e cidadãos estão: fone 156, Ouvidoria e Canal de Denúncias, E-SIC, que podem ser acessados no Portal Transparência e estes procedimentos estão de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)