Institucional

Câmara pede agilidade na efetivação de auxílios à Secretaria Extraordinária

Presidente Mauro Pinheiro participa de reunião com o Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
Foram debatidos temas como a celeridade dos pagamentos às pessoas afetadas pela enchente, o andamento das políticas habitacionais no município e outros (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na manhã desta quarta-feira (10/07), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro (PP), esteve reunido com o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, para tratar sobre a reconstrução da Capital. Foram debatidos temas como a celeridade dos pagamentos às pessoas afetadas pela enchente, o andamento das políticas habitacionais no município, o apoio federal aos empreendedores, entre outros. Participaram do encontro os vereadores Roberto Robaina (PSOL), Adeli Sell (PT), e o vereador licenciado Engenheiro Comassetto (PT), que é o diretor de Habitação da pasta.

Preocupado com a efetivação dos auxílios e benefícios a quem está reconstruindo suas casas e empresas, o presidente do Legislativo questionou o ministro Pimenta. “Questionamos sobre os recursos também para as atividades comerciais. Se as tratativas correrem bem, vamos promover uma agenda junto ao Sebrae para que a gente possa agilizar a retomada principalmente das micro e pequenas empresas”, afirmou o presidente. Sobre o sistema de proteção contra enchentes, há propostas de curto e longo prazo para recuperação dos diques e construção de um sistema mais seguro. “O governo federal vai propor um estudo completo para fortalecimento da proteção da cidade, mas até que isto esteja pronto vamos cobrar da Prefeitura projetos para captação de recursos para obras emergenciais”, explicou Pinheiro.

O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, agradeceu a aproximação da Câmara com a pasta e colocou os dados à disposição dos vereadores. “Tratamos de uma pauta complexa e apresentamos um relato de todos os questionamentos. Sobre o pagamento dos auxílios, por exemplo, ressaltei que, se houver inconsistências no cadastro, é de responsabilidade da Prefeitura o ajuste necessário”, afirmou.

Para o líder da oposição na Câmara, vereador Roberto Robaina, o alinhamento entre a Secretaria Extraordinária e o Legislativo Municipal abre um canal de diálogo fundamental para a população. “Além de recebermos informações importantes, colocamos a força da Câmara à disposição e, agora, também temos condições para trazer as demandas que recebemos da população. Estou satisfeito, pois vimos que medidas importantes estão sendo tomadas, como o retorno quanto à dispensa de um laudo individualizado para as pessoas que residiam nas ilhas ou próximos aos diques e ponte para adesão aos programas de habitação”, ressaltou.

Além das demandas quanto aos auxílios, o sistema de saúde da Capital também foi pauta do encontro. O vereador Adeli Sell pontuou como o evento climático afetou a saúde física e mental da população. “Há um vazio existencial e nós nos preocupamos com o acolhimento de quem precisa de atenção médica. O sistema de saúde da Capital está sobrecarregado e o governo federal tem dado muito apoio, como a abertura de novos leitos e contratações emergenciais no Grupo Hospitalar Conceição”, destacou.

Licenciado da Câmara para trabalhar pela reconstrução da cidade na Diretoria de Habitação da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução, o vereador Engenheiro Comassetto acompanhou a reunião. “O trabalho para atender às pessoas que vivem na mancha da inundação e perderam as suas casas está se intensificando. Estamos conversando com o Departamento Municipal de Habitação para termos os dados das famílias para aplicarmos a medida da compra assistida”, explicou.

Texto

Eduarda Alcaraz (diretora de Comunicação)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)