Câmara pede ampliação no atendimento das UBS Lami e Belém Novo
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Dr. Thiago Duarte (PDT), esteve reunido na tarde desta quinta-feira (24/1) com o prefeito em exercício, Sebastião Melo, para discutir as demandas das Unidades Básicas de Saúde do Lami e do Belém Novo. Localizadas a mais de 25 quilômetros do Centro, as UBS têm um papel importante no atendimento às necessidades da comunidade, já que são os serviços de saúde mais próximos dos usuários de seis bairros e localidades: Ponta Grossa, Chapéu do Sol, Hípica, Beco do Adelar, Restinga e Cantagalo, além do Lami e de Belém Novo.
Visando ao atendimento da população da Zona Sul, a representante do Conselho Distrital de Saúde do Extremo Sul, Carla Silva, destacou que a UBS do Lami atende cerca de 13 mil usuários por ano, e o maior problema é com a falta de pessoal. Muitas unidades ainda carecem de assistência básica, de recursos humanos e de qualidade nas edificações dos postos. A prefeitura precisa agilizar a reforma dos postos e contratar mais profissionais para atender a demanda de saúde, disse.
De acordo com o prefeito em exercício, o Extremo Sul da cidade tem muitas demandas, e a saúde pública é uma delas. Temos consciência da sua importância e temos compromisso com a população da zona sul de Porto Alegre, destacou Melo.
Conforme Dr. Thiago, a prefeitura precisa garantir um espaço apropriado para que os pacientes sejam bem atendidos nas duas unidades. Na UBS Belém Novo, por exemplo, o vereador citou como maior dificuldade a falta de médicos. É dever do Executivo garantir condições mínimas aos que precisam de assistência básica de saúde", frisou.
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)