Câmara presta homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Homenagem nesta segunda-feira marcou a data de criação do Exército brasileiro (Foto: Júlia Urias/CMPA - Uso público, resguardado o crédito) Solenidade foi proposta pelo vereador Coronel Ustra (PL) (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito)
Na sessão ordinária desta segunda-feira (14/4), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou o Exército Brasileiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Ustra (PL), que relembrou o dia 19 de abril, data que marca a batalha dos Guararapes, em 1648, dando origem ao Exército no país e fortalecendo a identidade nacional através da união entre brasileiros e portugueses para proteger o solo brasileiro contra a invasão dos holandeses em Recife.
O proponente enfatizou as participações dos militares ao longo da história do país, como na Independência do Brasil e pela defesa do território nacional, além de atuações durante a pandemia de Covid-19, no combate à dengue, na garantia da lei e da ordem, entre outros. “Mais recentemente, em 2024, ocorreu o pior desastre natural ocasionado pela enchente aqui no Rio Grande do Sul, que deixou milhares de famílias e animais desabrigados, cidades alagadas e o aeroporto interditado, interrompendo rodovias, destruindo pontes, comprometendo o trânsito logístico, a mobilidade, o suprimento e o abastecimento dos municípios gaúchos. Assim o Exército brasileiro foi responsável pelo Comando Conjunto Sul, empregando na operação Taquari um verdadeiro esforço de guerra”, disse.
O comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, agradeceu a homenagem em nome da instituição e afirmou que o ato busca apreciar uma data que “vai muito além da farda, da hierarquia ou dos quartéis", sendo uma oportunidade para refletir sobre seu papel na história do país. “O Exército nasceu junto com a própria nação, lutando pela independência e, desde então, tem atuado com firmeza na defesa da nossa soberania, na garantia da lei da ordem e no apoio às comunidades nos momentos difíceis, seja em desastres naturais, emergências sanitárias ou projetos de desenvolvimento social”, explicou.
O general ainda enfatizou a necessidade de mais investimentos em equipamentos modernos, tecnologia de ponta e sistema de defesa atualizado para garantir a dignidade aos profissionais e a segurança pública e salientou: “Isso não significa militarizar a sociedade ou estimular conflito, pelo contrário, investir no Exército é investir na paz, na proteção da nossa fronteira”. Finalizou convidando a todos para participarem da celebração do Dia do Exército, que ocorrerá no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, localizado no Partenon, às 9h30 de quarta-feira (16/4).