Câmara presta homenagem aos 120 anos do Colégio Anchieta
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), entregou à direção do Colégio Anchieta, na noite de ontem (5/4), uma placa em homenagem aos 120 anos daquele educandário. A entrega foi feita imediatamente após o término da missa celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, na Igreja da Ressurreição, nas dependências do Colégio. O arcebispo esclareceu que a missa em Ação de Graças, além de fazer parte das comemorações do Anchieta, também marcava o centenário da Arquidiocese de Porto Alegre.
Fizemos questão de participar destes momentos comemorativos do Colégio, pois o Anchieta há muito vem fazendo história destacada em nossa educação. Em nome da comunidade porto-alegrense, estamos aqui trazendo nosso abraço à direção, aos funcionários, aos alunos e a todos aqueles que fizeram e ainda fazem parte desta construção tão sólida que é o ensino jesuíta, disse o presidente.
Além de ter dom Dadeus Grings como celebrante, a missa contou ainda com a participação de nove sacerdotes, e os ritos litúrgicos foram abrilhantados pela participação do Coral de Câmara Anchieta, que entoou músicas sacras, tendo a peculiaridade de contar com apenas duas vozes femininas entre tantas outras masculinas.
Segundo o diretor do Colégio Anchieta, Guido Kuhn, a instituição funcionou, nos primeiros 75 anos, na área central da cidade, à rua Duque de Caxias, e está há 45 no atual endereço na Avenida Nilo Peçanha, 1521, bairro Três Figueiras.
Também estavam presentes à cerimônia os vereadores Beto Moesch (PP), Ervino Besson (PDT) e João Carlos Nedel (PP), que foi o parlamentar proponente da placa comemorativa, e o provincial da Companhia de Jesus, Geraldo Kolling.
Ana Madeira (reg.prof.4875)