Plenário

Câmara presta homenagem aos 50 anos do CIEE

  • eriodo de Comunicações em homenagem ao CIEE pelos 50 anos.  Presente a diretoria e em destaque o Presidente Marivaldo Tumelero, José Carlos Hruby e Luiz carlos Eymael
    Colaboradores e dirigentes do CIEE prestigiaram a homenagem (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • eriodo de Comunicações em homenagem ao CIEE pelos 50 anos.  Presente a diretoria e em destaque o Presidente Marivaldo Tumelero, José Carlos Hruby e Luiz carlos Eymael
    Marivaldo Tumelero (c) recebeu diploma entregue pelo vereador João Carlos Nedel (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (29/04), ao Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) pelos seus 50 anos de fundação completados no dia 28 de abril. Proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), a cerimônia foi presidida pelo vereador Mendes Ribeiro (MDB) e contou com a presença de representantes da instituição e da secretária municipal adjunta de Educação, Iara Wortmann.

“Gostaria de registrar a importância que o CIEE tem hoje”, afirmou o presidente da instituição no RS, Marivaldo Tumelero. Na oportunidade, Tumelero lembrou que a entidade é civil, privada e sem fins lucrativos, e destacou: “No início, o propósito era o estágio, mas o tempo passou e a nossa fundação cresceu. Desde os anos 90 passamos a contribuir com outras ações, tais como o desenvolvimento e a autonomia dos usuários”.

Além disso, o presidente falou sobre os programas sociais e os projetos especiais que o Centro exerce. Citou que ele (o Centro) atua junto com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) por meio do Programa Pode e enfatizou: “Quem participa desse programa tem 6% de reincidência. Quem não participa, tem 32%”. O representante agradeceu à Câmara pela homenagem, sobretudo ao vereador Nedel, e ressaltou que, "durante esses 50 anos, acompanhamos 1,8 milhão de estágios; 8 mil empresas ativas - órgãos públicos, prefeituras e empresas privadas; e mais de 35 mil estudantes". 

“Sou testemunha da prática dessa instituição”, falou Nedel ao citar que a acompanha há bastante tempo. Na tribuna, o parlamentar reforçou os trabalhos desenvolvidos pelo CIEE, que vão além do estágio e da aprendizagem. Apresentou a visão da instituição, que é ser conhecida como agente de transformação social ao gerar oportunidades. “O Centro é a porta de entrada para os jovens que ingressam no mercado de trabalho”, parabenizou o vereador ao citar “os 50 anos de pioneirismo e de dedicação à formação dos gaúchos”. 

Na ocasião, os vereadores e as vereadoras da Casa, durante o período de Comunicações, homenagearam a instituição:

FORÇA - Lourdes Sprenger (MDB) destacou a força e a idoneidade do CIEE por estar no mercado durante 50 anos. “É com satisfação que fazemos essa homenagem”, disse. A emedebista falou sobre os jovens que cumprem medidas socioeducativas. Comentou o amparo que eles recebem. Segundo Lourdes, “jovens podem ter uma inicialização para não ficarem a mercê do que tem de mais nocivo: o tráfico e os maus caminhos”. Por fim, a vereadora cumprimentou a iniciativa do vereador Nedel por dar visibilidade à instituição. (BSM)

EMPREENDEDORES - Felipe Camozzato (Novo) recordou que ele, há 12 anos, ao fazer o curso de Administração, contou com o suporte do CIEE. “Foi com essa instituição que iniciei a minha vida profissional”, lembrou. Para o parlamentar, a homenagem ao CIEE demonstra a importância da entidade, assim como de profissionais para uma sociedade mais empreendedora. “Acredito que o empreendedor é um herói”, elogiou ao mencionar que “empreendedores capacitam pessoas, como é o caso do CIEE”. (BSM)

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:CIEE-RS