Câmara presta homenagem aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta terça-feira (25/10), no Plenário Otávio Rocha, uma Sessão Solene para homenagear os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através de proposição da Mesa Diretora da Câmara.
Presente na cerimônia, o tradicionalista Paixão Cortes definiu o MTG como um sentimento maior que qualquer movimento. "As nossas lutas históricas foram mais do que partidárias, mas acima de tudo para valorizar a nossa cultura, nossos valores e nossos princípios. O tradicionalismo é uma luta desenvolvida por pessoas ativas, que caminham para frente, na defesa, na divulgação, no desenvolvimento e no culto das nossas tradições, mantendo vivos os nossos princípios e acesa a chama da nossa cultura", disse Paixão.
O vereador Bernardino Vendruscolo (PROS) defendeu investimentos na cultura gaúcha, a fim de valorizar a história, os símbolos e os valores tradicionalistas. "A Câmara deve continuar sendo parceira do MTG. Devemos gerar premiações atraentes para os concursos tradicionalistas. Precisamos melhorar a infraestrutura do Parque Harmonia, entre outras ações."
O presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), saudou e parabenizou o Movimento. "Desejamos vida longa ao MTG e parabenizamos a todos que trabalham diariamente para manter vivas as tradições gaúchas", afirmou Trogildo.
De acordo com o presidente do MTG, Nairoli Antunes Callegaro, o Movimento segue evoluindo ao longo das décadas. "Nestes 50 anos sempre caminhamos pelas nossas próprias pernas e sempre soubemos achar os caminhos. O MTG nada mais é do que um sentimento e seguimos nos reinventando e buscando novas alternativas. Hoje nada mais fazemos do que dar seguimento ao maravilhoso trabalho iniciado por mentes pensadoras. O ano de 2016 é um ano para ser celebrado e festejado", disse Nairolli.
A entidade
Fundado em 28 de outubro de 1966, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) reúne cerca de 1.700 entidades e quase um milhão de associados. Os principais objetivos do MTG são congregar os Centros de Tradições Gaúchas e entidades afins para constituir uma associação que permite padronização de procedimentos e realização de atividades com abrangência estadual ou nacional das quais participam todos os filiados com interesse no tema e preservar o núcleo da formação gaúcha e a ideologia nos estudos da história, da tradição e do folclore, baseado nos princípios do tradicionalismo gaúcho.
Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)