Câmara promove Memórias em Debate com ex-vereadores de Porto Alegre
Neste sábado (11/11), às 15h, a Câmara Municipal de Porto Alegre promove o evento “Memórias em debate: roda de conversa com ex-vereadores e ex-vereadoras de Porto Alegre”, na sala Noé de Mello Freitas, no Espaço Força e Luz, localizado na Rua dos Andradas, 1223. A ideia do encontro surgiu a partir do livro “Câmara e Memória: Legislaturas da Câmara Municipal de Porto Alegre de 1947 a 1988”, que busca resgatar a história do parlamento municipal.
"Esse encontro é histórico e simbólico para esta Casa, que neste ano celebra 250 anos. É nosso dever celebrar os homens e mulheres que construiram esse 1/4 de milênio, e por essa razão é que queremos promover espaços como esse, onde ouviremos atentos as memórias e a experiência de lideranças que marcaram a história da nossa Câmara", afirma o presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).
Para a roda de conversa, foram convidados vereadores e vereadoras que integraram da V a IX Legislatura, que fazem parte do período retratado no livro. Estão nessa lista Milton Kuelle, Jorge Englert, Reginaldo Pujol, Luiz Vicente Dutra, Bernadete Vidal, Jussara Gauto, Valdir Fraga, Teresinha Irigaray, Ignácio Neis, Luiz Braz, Antônio Hohlfeldt, Jussara Cony, Wilton de Araújo, e Pedro Ruas.
O encontro será mediado pela jornalista Andressa de Bem e Canto, que compõe o quadro da Diretoria de Comunicação Social da Câmara, e contará com cobertura da TV Câmara. O evento é aberto ao público e faz parte da programação da Câmara Municipal na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Saiba mais
O livro Câmara e Memória: Legislaturas da Câmara Municipal de Porto Alegre de 1947 a 1988 é resultado do trabalho dos pesquisadores Camila Guilland, Guilherme Falcão, Irã Goulart e Rafael Flores, sob coordenação da servidora Andréa de Ávila; todos da Seção de Memorial do Legislativo. A obra busca resgatar a memória de homens e mulheres que construíram o parlamento da Capital ao longo do tempo, de 1947 a 2020. O primeiro volume, do qual se trata o encontro, inicia-se com a I Legislatura, em 1947, no âmbito da retomada das atividades parlamentares das Câmaras Municipais no país, após a Era Vargas, e finaliza no ano de 1988, quando da reintrodução do Brasil no Estado Democrático de Direito, constituindo nove legislaturas pesquisadas.